Histeria, (in)sanidade e as amarras da linguagem: o limiar de Susan Glaspell

Revista de História Bilros

Endereço:
Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Campus do Itaperi
Fortaleza / CE
60120-013
Site: http://www.seer.uece.br/bilros
Telefone: (85) 3101-9763
ISSN: 2357-8556
Editor Chefe: Prof. Dr. Francisco José Gomes Damasceno
Início Publicação: 30/11/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: História

Histeria, (in)sanidade e as amarras da linguagem: o limiar de Susan Glaspell

Ano: 2018 | Volume: 6 | Número: 13
Autores: Lucianne Christina Fasolo Normândia Moreira
Autor Correspondente: Lucianne Christina Fasolo Normândia Moreira | [email protected]

Palavras-chave: o limiar, teatro estadunidense, insanidade, literatura de autoria feminina

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho possui o objetivo de apresentar a peça O Limiar, da escritora estadunidense Susan Glaspell. Escrita em 1921, a obra é considerada uma das peças mais radicais de Glaspell. O Limiar apresenta inovações formais e influência do expressionismo, e a abordagem temática também merece destaque: Claire Archer, a protagonista, é uma mulher que busca romper padrões constritivos de comportamento e até mesmo de linguagem, e que compreende a sanidade como baseada em conformidade. O presente trabalho pretende analisar O Limiar em suas características mais marcantes, destacando a relevância do estudo e experiência desta peça ainda tão pouco conhecida em nosso país.



Resumo Inglês:

This paper holds the purpose of analyzing “The Verge”, a play by American writer Susan Glaspell. Written in 1921, it is seen as one of Glaspell’s most radical works. “The Verge” is innovative regarding form and it presents an influence from expressionism. Glaspell’s approach to theme is also noteworthy: protagonist Claire Archer is a woman who seeks to break narrowing patterns of behavior and language and has an understanding of sanity as based on conformity. The present paper will discuss “The Verge” in terms of its most important aspects and highlight the relevance of studying and experiencing this play, which is still so little known.