Este texto é um relato de experiência do Projeto Horta Teatro. O projeto acontece na interface entre arte e educação e tem como objetivo promover experiências sensíveis a partir de práticas que estimulam relações entre corpo, espaço e palavra. Ativar o olhar e a percepção para o entorno é intervir no ambiente, é produzir possibilidades de diálogo com o meio. No processo educativo aqui proposto a produção de arte se fundamenta em práticas de corpo e movimento, experimentos teatrais e leituras que acontecem em diferentes espaços. O ponto de encontro é o espaço em torno de uma horta cultivada pelos participantes. As experiências aqui relatadas são ações poéticas que surgiram a partir de elementos da escrita do poeta Manoel de Barros. A palavra aparece no mundo como disparadora de sentidos e sensações. Potencialidades da palavra e do corpo foram experimentadas em diferentes processos de criação e intervenções poéticas.
This text is a report of the Garden Theatre Project’s experience. The project takes place at the interface between art and education and it aims to promote sensitive experiences based on practices that stimulate relationships between body, space and word. Activating the look and perception to the environment is to intervene in it, it is to produce possibi-lities of dialogue with the space around. In the educational process proposed here, art production is based on body and movement practices, theatrical experiments and readings that take place in different spaces. The meeting point is the space around a garden cultivated by the participants. The experiences reported here are poetic actions that emerged from element of the poet Manoel de Barros’s writing. The word appears in the world as a trigger for senses and sensations. Potentialities of the word and the body were experienced in different processes of creation and poetic interventions.