HOSPITALIDADE E RELIGIÃO NÓMADA: IDENTIDADE PARA ALÉM DA VIOLÊNCIA

Perspectiva Teológica

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ISSN: 2176-8757
Editor Chefe: Francisco das Chagas de Albuquerque
Início Publicação: 31/12/1968
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Teologia

HOSPITALIDADE E RELIGIÃO NÓMADA: IDENTIDADE PARA ALÉM DA VIOLÊNCIA

Ano: 2020 | Volume: 52 | Número: 3
Autores: Joao Manuel Duque
Autor Correspondente: Joao Manuel Duque | [email protected]

Palavras-chave: Religião, Violência, Hospitalidade, Responsabilidade, Ética

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Partindo de uma noção fechada de identidade, seja pela sua redução territorial seja pela sua redução cultural ou mesmo individual, que poderia encontrar apoio numa concepção de religião como posse exclusiva da referência a um único Deus verdadeiro ou como processo sacrificial, chegar-se-á a uma relação inevitável entre religião e violência. Propõe-se aqui um outro princípio, inspirado em Paul Ricoeur, Jacques Derrida, Jan Patocka e Emmanuel Levinas, que explora a dimensão excessiva e gratuita do religioso, interpretado como responsabilidade e com aplicação concreta no dinamismo da hospitalidade incondicional. Isso origina identidades religiosas nómadas, as quais estariam, em princípio, imunes à possibilidade de violência, a não ser que se trate de uma “violência” contra a violência, por exigência identitária



Resumo Inglês:

A strict notion of identity, defined either by its territoriality or by its cultural or individualistic reduction, can find support in a conception of religion whose sole reference is to a single true God or to a sacrificial process, leading to an inevitable relationship between religion and violence. In this paper, however, another principle, inspired by Paul Ricoeur, Jacques Derrida, Jan Patocka and Emmanuel Levinas, has been adopted. It explores the excessive and gratuitous nature of the religious, interpreted as responsibility and concretely applicable to the dynamics of unconditional hospitality. Such an approach gives rise to nomadic religious identities that, in principle, should be immune to the possibility of violence, unless it is, for reasons of identity, a “violence” against violence.