Discutiremos as inovações estilísticas presentes nas sequências que retrataram o drama da travessia do sertão até Ilhéus da personagem-título da telenovela Gabriela (Rede Globo, 2012) com o objetivo de evidenciar um trabalho elaborado de composição visual em detrimento do diálogo. Evidenciaremos que tanto aspectos históricos, culturais, tecnológicos, bem como estéticos desempenharam papel na construção estilística do evento da travessia. Concluiremos que nesse processo de produção dois aspectos chamam nossa atenção: a inserção dos diálogos, feita de modo pouco usual em narrativas deste gênero televisivo, e a presença de certo imaginário compartilhado do sertão.
We will discuss the stylistic innovations present in the sequences that portrayed the drama of the crossing of the sertão to Ilhéus from the title character of the telenovela Gabriela (Rede Globo, 2012) in order to highlight an elaborate work of visual composition to the detriment of dialogue. We will show that historical, cultural, technological as well as aesthetic aspects played a role in the stylistic construction of the crossing event. We will conclude that in this process of production two aspects call our attention: the insertion of the dialogues, made in an unusual way in narratives of this television genre, and the presence of a shared imaginary of the sertão.