http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530402022017114

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530402022017114

Ano: 2017 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Regina Finck Schambeck
Autor Correspondente: Regina Finck Schambeck | [email protected]

Palavras-chave: educação musical, crianças surdas, inclusão

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Para evidenciar o processo de aprendizagem musical de crianças surdas no contexto inclusivo, este artigo compartilha princípios educativos que orientaram uma prática pedagógica de musicalização. Com ênfase na pesquisa-ação e a partir da adaptação de materiais e recursos pedagógicos, a aprendizagem musical significativa foi proporcionada para alunos surdos e ouvintes, em um mesmo ambiente educativo. Para orientar essas práticas, foram selecionados autores que levassem em conta os processos cognitivos diferenciados dos alunos surdos, ou seja, que considerassem que as atividades musicais devem ser desenvolvidas com ênfase nos processos de ver, ouvir/sentir e tocar, o que remete aos estímulos acústicos, vibratórios, táteis, emocionais e sociais. Ao adaptar as atividades musicais, caminhos alternativos foram seguidos para instigar o crescimento musical dos alunos com surdez. A análise dos dados demonstrou que as práticas contribuíram para ampliar as discussões sobre aprendizagens musicais das crianças surdas. Ao mesmo tempo, a pesquisa apontou alguns parâmetros de ação inclusiva que podem ser incluídos nos cursos de Licenciatura em Música e na formação continuada de professores, tal como já é preconizado nos documentos normativos de formação, estabelecidos pelas políticas públicas brasileiras. É dever das instituições formadoras prever ações de qualificação dos profissionais envolvidos tanto nos aspectos da educação musical, como, também, da instrução dos conteúdos de formação humanística e relativos à educação especial como um todo.



Resumo Inglês:

This article seeks to find evidence to show how musical learning of deaf children takes place in an inclusive learning environment, with a view to share educational principles which set out guidelines for teaching practices of musicalization. While laying emphasis on action research, an attempt has been made to provide significant musical learning for both deaf and normal-hearing students in the same educational environment, by adapting the necessary materials and pedagogical resources. Putting these practices into effect required finding authors who took into account the different kinds of cognitive processes suitable for deaf students or, in other words, musical activities carried out with an emphasis on the senses of seeing, hearing/feeling and touching. These senses involve acoustic, vibratory, tactile, emotional and social stimuli. In adapting the musical activities, alternative measures are employed to foster a growth in musical awareness among the students with hearing impairment. The data analysis showed that these practices have led to a wider discussion on the musical learning of deaf children. At the same time, the research defined some parameters of inclusive action which can guide the direction of planned degree courses in music and continuous teacher-training, such as those recommended in the standardized regulations for training and policymaking in Brazil. It is the responsibility of educational institutions to take measures in advance that can lead to the qualification of teachers involved in areas of musical education and in preparing instructive material that is suitable for general humanist training as a whole, while catering to the needs of special education.