A humanidade do fazer musical com as Tocatas

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

A humanidade do fazer musical com as Tocatas

Ano: 2016 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: Leonardo Lima Silva, Raphael Duarte Alves Augusto, Lucas Sielski Kinceler
Autor Correspondente: Leonardo Lima Silva | [email protected]

Palavras-chave: tocata, reuniões musicais, improvisação musical, processo criativo, colaboração, relatos de experiência

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste artigo é traçar a relevância social e musical do evento conhecido por “Tocata”, em Florianópolis/ SC. Proposta com a forma de um encontro informal, aberto e não restrito a músicos, a Tocata se abre como uma experiência compartilhada que favorece diferentes potencialidades do fazer musical, assim como a reinvenção da relação dos participantes com a música. Dada esta especificidade das interações e do convívio humano, tal como ali ocorrem, a Tocata nos possibilita uma experiência artístico-musical que se dá no devir de um processo criativo, simultâneo e coletivo, onde a ação musical pretende se apresentar de forma afetiva, espontânea e intuitiva. Os dados da pesquisa partem dos relatos de participantes registrados entre 2015 e 2016 para o Trabalho de Conclusão de Curso: Convívio Experimental e Improvisação Musical na Tocata: da produção de uma atitude ético-estética. Situamos estes relatos em articulação com a nossa própria experiência, enquanto participantes e pesquisadores no campo da música e artes visuais, e em diálogo com estes campos introduzimos descrições da Tocata e reflexões que nos acompanham no decorrer dos últimos anos.



Resumo Inglês:

The purpose of this article is to trace the social and musical relevance of the event known as “Tocata”, in Florianópolis/ SC. Proposed as an informal meeting, open and not restricted to musicians, the Tocata opens itself as a shared experience that favors different potentialities of musical making, as well as the reinvention of the relationship that participants have with music. Given this specificity of the interactions and the human conviviality, as they occur there, the Tocata allows us an artistic-musical experience that occurs in the becoming of a creative, simultaneous and collective process, where the musical action intends to present itself in an affective, spontaneous and intuitive way. The data of the research is taken from reports of participants registered between 2015 and 2016 for the Final Paper (TCC): Experimental Conviviality and Musical Improvisation in the Tocata: the production of an ethico- -aesthetic attitude. We have placed these reports in articulation with our own experience, as participants and researchers in the field of music and visual arts, and in dialogue with these fields we introduce descriptions of the Tocata and reflections that have accompanied us during the last years.