IDENTIDADE CULTURAL COMO PRÁTICA DA LIBERDADE PARA CRIAÇÕES ARTÍSTICAS DE ESTÉTICA AFRODESCENTE

Revista 2020 (setembro)

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ISSN: 2596-3309
Editor Chefe: Dra. Adriana Alves Farias
Início Publicação: 20/10/2022
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Educação

IDENTIDADE CULTURAL COMO PRÁTICA DA LIBERDADE PARA CRIAÇÕES ARTÍSTICAS DE ESTÉTICA AFRODESCENTE

Ano: 2020 | Volume: 2 | Número: 9
Autores: MARISA CRISTINA DE SOUZA
Autor Correspondente: MARISA CRISTINA DE SOUZA | [email protected]

Palavras-chave: Palavras-chave: Cultura; Afro Descendente; História; Expressões Artísticas; Estética.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo visa compreender os modos de transmissão educativa, produção e efeitos da degradação causados pela cultura de massa, a fim de fundamentar e documentar possíveis processos significativos por meio da capacitação artística, da linguagem de moda não hegemônica e reconhecimento das distintas expressões artísticas da cultura Afrodescendente, bem como a necessidade e a promoção das ações culturais já existentes e articuladas pelas idealizadoras de um Coletivo Cultural chamado Abayomi Ateliê; Fomentar a nutrição e multiplicação de conhecimentos e saberes à sociedade, assim gerindo incentivos à prática de liberdade e garantindo o direito a produção e desenvolvimento social, baseados no resgate às culturas ancestrais, especialmente às comunidades e regiões da Zona Leste de São Paulo, que além da escassez artísticocultural informativa, também sofrem com altos índices de vulnerabilidade social.



Resumo Inglês:

This article aims to understand the modes of educational transmission, production and effects
degradation caused by mass culture, in order to substantiate and document
possible significant processes through artistic training, fashion language
non-hegemonic and recognition of the different artistic expressions of the culture
Afro-descendants, as well as the need and promotion of existing cultural actions
and articulated by the creators of a Cultural Collective called Abayomi Ateliê;
Fostering the nutrition and multiplication of knowledge and know-how to society, as well as
managing incentives to the practice of freedom and guaranteeing the right to production and
social development, based on rescuing ancestral cultures, especially
communities and regions in the East Zone of São Paulo, which in addition to the lack of artistic and cultural information, also suffer from high rates of social vulnerability.



Resumo Espanhol:

Este artículo tiene como objetivo comprender los modos de transmisión, producción y efectos educativos
degradación causada por la cultura de masas, con el fin de fundamentar y documentar
posibles procesos significativos a través de la formación artística, el lenguaje de la moda
no hegemónico y reconocimiento de las diferentes expresiones artísticas de la cultura
afrodescendientes, así como la necesidad y promoción de las acciones culturales existentes
y articulado por los creadores de un Colectivo Cultural llamado Abayomi Ateliê;
Fomentar la nutrición y multiplicación de saberes y saberes a la sociedad, así como la
gestionar incentivos al ejercicio de la libertad y garantizar el derecho a la producción y
desarrollo social, basado en el rescate de culturas ancestrales, especialmente
comunidades y regiones de la Zona Este de São Paulo, que además de la falta de información artística y cultural, también sufren de altos índices de vulnerabilidad social.



Resumo Francês:

Cet article vise à comprendre les modes de transmission, de production et d'effets éducatifs
dégradation causée par la culture de masse, afin d'étayer et de documenter
processus significatifs possibles à travers la formation artistique, le langage de la mode
non hégémonique et reconnaissance des différentes expressions artistiques de la culture
Afro-descendants, ainsi que la nécessité et la promotion des actions culturelles existantes
et articulé par les créateurs d'un collectif culturel appelé Abayomi Ateliê ;
Favoriser la nutrition et la multiplication des savoirs et savoir-faire à la société, ainsi que
gérer les incitations à la pratique de la liberté et garantir le droit à la production et
développement social, basé sur le sauvetage des cultures ancestrales, en particulier
communautés et régions de la zone Est de São Paulo, qui, outre le manque d'informations artistiques et culturelles, souffrent également de taux élevés de vulnérabilité sociale.



Resumo Alemão:

Dieser Artikel zielt darauf ab, die Modi der pädagogischen Übertragung, Produktion und Wirkung zu verstehen
massenkulturelle Degradierung, zu begründen und zu dokumentieren
mögliche bedeutsame Prozesse durch künstlerische Ausbildung, Modesprache
nicht-hegemonial und Anerkennung der unterschiedlichen künstlerischen Ausdrucksformen der Kultur
Afro-Nachkommen sowie die Notwendigkeit und Förderung bestehender kultureller Aktionen
und artikuliert von den Schöpfern eines Kulturkollektivs namens Abayomi Ateliê;
Förderung der Ernährung und Vermehrung von Wissen und Know-how für die Gesellschaft sowie
Verwaltung von Anreizen zur Ausübung der Freiheit und Gewährleistung des Rechts auf Produktion und
soziale Entwicklung, insbesondere basierend auf der Rettung der angestammten Kulturen
Gemeinschaften und Regionen in der Ostzone von São Paulo, die neben dem Mangel an künstlerischer und kultureller Information auch unter hoher sozialer Verwundbarkeit leiden.



Resumo Italiano

Questo articolo si propone di comprendere le modalità di trasmissione, produzione ed effetti educativi
degrado causato dalla cultura di massa, al fine di sostanziare e documentare
possibili processi significativi attraverso la formazione artistica, il linguaggio della moda
non egemonica e riconoscimento delle diverse espressioni artistiche della cultura
Afro-discendenti, nonché la necessità e la promozione delle azioni culturali esistenti
e articolato dai creatori di un Collettivo Culturale chiamato Abayomi Ateliê;
Promuovere la nutrizione e la moltiplicazione della conoscenza e del know-how per la società, nonché
gestire gli incentivi all'esercizio della libertà e garantire il diritto alla produzione e
sviluppo sociale, basato soprattutto sul salvataggio di culture ancestrali
comunità e regioni della Zona Est di San Paolo, che oltre alla mancanza di informazioni artistiche e culturali, soffrono anche di alti tassi di vulnerabilità sociale.