IDENTIDADE E MEMÓRIA NO TEATRO MULTICULTURAL DE ROBERT LEPAGE.

INTERFACES BRASIL/CANADÁ

Endereço:
UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000
Canoas / RS
92010-000
Site: http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/interfaces
Telefone: (51) 3476-8708
ISSN: 19845677
Editor Chefe: Maria Bernadette Porto
Início Publicação: 31/12/2000
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

IDENTIDADE E MEMÓRIA NO TEATRO MULTICULTURAL DE ROBERT LEPAGE.

Ano: 2012 | Volume: 12 | Número: 14
Autores: Luciana Paula Castilho Barone
Autor Correspondente: L. P. C. Barone | [email protected]

Palavras-chave: identidade; teatro multicultural; Robert Lepage

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo discute a relação entre identidade e memória na obra do encenador canadense Robert Lepage, com enfoque nas produções das décadas de 1980 e 1990. Para tanto, parte da definição de “teatro multicultural” (PAVIS, 2006) e da recorrência à rememoração na cena contemporânea (LEHMANN, 2007), evidenciando as influências da dupla colonização canadense e das memórias coletiva e pessoal na construção de subjetividades em torno da identidade na cena lepagiana e em suas relações com a recepção.

Palavras-chave: identidade; teatro multicultural; Robert Lepage

Abstract: This paper discusses the relationship between identity and memory in the work of Canadian director Robert Lepage, focusing on the productions of the 1980s and 1990s. For this purpose, it relies on the definition of “multicultural theater” (PAVIS, 2006), as well as on the recurrence to recall on contemporary scene (LEHMANN, 2007), evidencing the influences of Canadian dual colonization and of collective and personal memory on the construction of the subjectivities linked to identities on Lepage’scene and its relations with reception.

Keywords: identity; multicultural theater; Robert Lepage

Résumé: Le sujet de cet article est la relation entre l’identité et la mémoire dans l’oeuvre du metteur-en-scène canadien Robert Lepage produite au cours des années 1980 et 1990. On part de la définition de “théâtre multiculturel” (PAVIS, 2006), aussi bien que de la récurrence au rappel dans la scène contemporaine (LEHMANN, 2007), pour mettre en évidence l’influence de la double colonisation du Canada et des mémoires collective et personnelle dans la construction des subjectivités autour de l’identité sur la scène de Lepage et ses relations avec la réception du public.

Mots-clés: identité; théâtre multiculturel; Robert Lepage



Resumo Inglês:

Este artigo discute a relação entre identidade e memória na obra do encenador canadense Robert Lepage, com enfoque nas produções das décadas de 1980 e 1990. Para tanto, parte da definição de “teatro multicultural” (PAVIS, 2006) e da recorrência à rememoração na cena contemporânea (LEHMANN, 2007), evidenciando as influências da dupla colonização canadense e das memórias coletiva e pessoal na construção de subjetividades em torno da identidade na cena lepagiana e em suas relações com a recepção.

Palavras-chave: identidade; teatro multicultural; Robert Lepage

Abstract: This paper discusses the relationship between identity and memory in the work of Canadian director Robert Lepage, focusing on the productions of the 1980s and 1990s. For this purpose, it relies on the definition of “multicultural theater” (PAVIS, 2006), as well as on the recurrence to recall on contemporary scene (LEHMANN, 2007), evidencing the influences of Canadian dual colonization and of collective and personal memory on the construction of the subjectivities linked to identities on Lepage’scene and its relations with reception.

Keywords: identity; multicultural theater; Robert Lepage

Résumé: Le sujet de cet article est la relation entre l’identité et la mémoire dans l’oeuvre du metteur-en-scène canadien Robert Lepage produite au cours des années 1980 et 1990. On part de la définition de “théâtre multiculturel” (PAVIS, 2006), aussi bien que de la récurrence au rappel dans la scène contemporaine (LEHMANN, 2007), pour mettre en évidence l’influence de la double colonisation du Canada et des mémoires collective et personnelle dans la construction des subjectivités autour de l’identité sur la scène de Lepage et ses relations avec la réception du public.

Mots-clés: identité; théâtre multiculturel; Robert Lepage



Resumo Francês:

Este artigo discute a relação entre identidade e memória na obra do encenador canadense Robert Lepage, com enfoque nas produções das décadas de 1980 e 1990. Para tanto, parte da definição de “teatro multicultural” (PAVIS, 2006) e da recorrência à rememoração na cena contemporânea (LEHMANN, 2007), evidenciando as influências da dupla colonização canadense e das memórias coletiva e pessoal na construção de subjetividades em torno da identidade na cena lepagiana e em suas relações com a recepção.

Palavras-chave: identidade; teatro multicultural; Robert Lepage

Abstract: This paper discusses the relationship between identity and memory in the work of Canadian director Robert Lepage, focusing on the productions of the 1980s and 1990s. For this purpose, it relies on the definition of “multicultural theater” (PAVIS, 2006), as well as on the recurrence to recall on contemporary scene (LEHMANN, 2007), evidencing the influences of Canadian dual colonization and of collective and personal memory on the construction of the subjectivities linked to identities on Lepage’scene and its relations with reception.

Keywords: identity; multicultural theater; Robert Lepage

Résumé: Le sujet de cet article est la relation entre l’identité et la mémoire dans l’oeuvre du metteur-en-scène canadien Robert Lepage produite au cours des années 1980 et 1990. On part de la définition de “théâtre multiculturel” (PAVIS, 2006), aussi bien que de la récurrence au rappel dans la scène contemporaine (LEHMANN, 2007), pour mettre en évidence l’influence de la double colonisation du Canada et des mémoires collective et personnelle dans la construction des subjectivités autour de l’identité sur la scène de Lepage et ses relations avec la réception du public.

Mots-clés: identité; théâtre multiculturel; Robert Lepage