Este artigo tem como objetivo principal apresentar uma parcela da produção literária cordelística de Rodrigo Oliveira por meio do cordel “Quadras ao Roraimeira” (2010), pela metodologia da análise crítica. Como problema, buscamos compreender algumas características do gênero com a ideia de uma identidade roraimense construída por meio do cordel supracitado. Os principais pressupostos são as noções de Bourdieu (2012) a respeito das representações simbólicas na formação das identidades regionais, e de território legitimado, além da concepção de identidade trabalhada por Hall (2006), que considera as identidades resultados, entre outros fatores, de influências, de negociações e de diferenças.
This article aims to present a portion of Rodrigo Oliveira's cordelistic literary production through the cordel "Quadras ao Roraimeira" (2010), using the critical analysis methodology. As a problem, we seek to understand some characteristics of the genre with the idea of a Roraima identity constructed through the aforementioned cordel The main assumptions are Bourdieu's (2012) notions about symbolic representations in the formation of regional identities, and of legitimated territory, in addition to the conception of identity worked by Hall (2006), which considers the identities results, among other factors, of influences, negotiations and differences.