Este texto tem por objetivo analisar o filme Pantera Negra em seus elementos de identidade negra, relações étnico-raciais e diáspora africana, como forma de subsidiar o trabalho com o mesmo em sala de aula. Parte-se do pressuposto de que Pantera Negra, produção estadunidense, pode ser útil para reflexões em sala de aula sobre raça, história dos afro-brasileiros e africanos e o racismo. Nas sociedades marcadas pela diáspora negra ou africana, conceito que se refere à imigração forçada de povos negros com escravizados que durou até o século XIX, permanecem semelhanças no modo como os negros são tratados pelo discurso hegemonicamente branco e as formas que encontram para valorizar sua identidade, história e cultura, principalmente nos centros urbanos. Após análise do filme, com foco no antagonista, de acordo com referenciais teóricos sobre raça, racismo, identidade e relações raciais, o texto propõe reflexões possíveis para a sala de aula, tendo em vista fatores como construção de identidade, educação das relações étnico-raciais e cinema.
This paper aims to analyze the film Black Panther in its elements of black identity, ethnic-racial relations and African diaspora, as a way to subsidize the work with the same in the classroom. It is based on the assumption that Black Panther, American production, can be useful for classroom reflections on race, history of Afro-Brazilians and Africans and racism. In societies marked by the African diaspora, a concept that refers to the forced immigration of enslaved black peoples that lasted until the nineteenth century, there remain similarities in the way blacks are treated by hegemonic white speech and the forms they find to enhance their identity , history and culture, especially in urban centers. After analyzing the film, focusing on the antagonist, according to theoretical references on race, racism, identity and racial relations, the text proposes possible reflections for the classroom, considering factors such as identity construction, ethnic- races and cinema.