Identidades culturais migratórias: micro-etnografias de um produtor audiovisual na construção ou reconstrução de identidades da comunidade de migrantes equatorianos em Barcelona

Revista GEMInIS

Endereço:
Rodovia Washington Luiz, s/n - Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (Sala 13, 2º andar CECH)Centro de Educação e Ciências Humanas – CECH - Jardim Guanabara
São Carlos / SP
13565905
Site: http://www.revistageminis.ufscar.br/
Telefone: (16) 3306-6923
ISSN: 2179-1465
Editor Chefe: João Carlos Massarolo
Início Publicação: 31/10/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

Identidades culturais migratórias: micro-etnografias de um produtor audiovisual na construção ou reconstrução de identidades da comunidade de migrantes equatorianos em Barcelona

Ano: 2015 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Fernando Herraiz García, Juan Diego Andrango
Autor Correspondente: Fernando Herraiz García, Juan Diego Andrango | [email protected]

Palavras-chave: Identidades, cultura popular, migración, poscolonialismo, audiovisual

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A imersão excessiva da globalização e as frágeis políticas econômicas e sociais de alguns países latino-americanos há décadas, fizeram com que milhares de cidadãos migrassem para diferentes destinos em busca de desenvolvimento ou progresso. Esta diáspora e a macro-dilapidação em algumas cidades de acolhimento fizeram com que os imigrantes se adaptaram ao contexto, criando hibridizações, trocas, apropriações e mestizações como produto da busca da identidade e do uso de capital. As crises que atingiram os países europeus nos últimos anos e os problemas que vieram com os imigrantes que vivem nestes lugares fizeram Marmaruk Kayshapanta através do seu trabalho como produtor audiovisual e suas tentativas de criar laços de unidade, apoio, aprendizagem, voz para o imigrante criando ou recriando identidades através de símbolos, características, características, roupas e idioma (kichwa), trazendo os imigrantes significativamente mais perto do seu local de origem, simulando um apego simbólico nas relações sociais em trânsito e suas famílias além das fronteiras.



Resumo Inglês:

The excessive immersion of globalization and the fragile economic and social policies of some Latin American countries decades ago, caused thousands of their citizens to migrate to different destinations in search of development or "progress". This diaspora and the macro-dilapidation in some cities of reception have made immigrants have to adapt to the context, creating hybridizations, exchanges, appropriations and mestizaje as a product of the search for identity and the use of empow- ering capital. The crises that have plagued the European countries in recent years and the problems that come with immigrants living in these places have made Marmaruk Kayshapanta through his work as an audiovisual producer and his attempts to create bonds of unity, support, learning, voice to the immigrant creating or re-creating identities through symbols, characteristics, features, clothing and idiom (kichwa), bringing the immigrants significantly closer to their place of origin, simulating a symbolic attachment in social relations in transit and their families beyond borders.