Identidades no contemporâneo: uma reflexão a partir da narrativa audiovisual “Meia-Noite em Paris”

Lumina

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ISSN: 19814070
Editor Chefe: Gabriela Borges Martins Caravela
Início Publicação: 31/05/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

Identidades no contemporâneo: uma reflexão a partir da narrativa audiovisual “Meia-Noite em Paris”

Ano: 2018 | Volume: 12 | Número: 1
Autores: G. F. Haubrich
Autor Correspondente: G. F. Haubrich | [email protected]

Palavras-chave: tempo, espaço, nostalgia; Meia-Noite em Paris.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo busca compreender implicações da noção de nostalgia à representação identitária dos sujeitos na contemporaneidade, tendo como base o drama da personagem Gil Pender, na narrativa audiovisual Meia-Noite em Paris (2011), de Woody Allen. Justifica-se o estudo diante da conexão entre nostalgia e devaneio ao estudo das identidades, além da relevância atribuída pelos sujeitos ao sentimento nostálgico na reconstituição de memórias que fundamentam seu viver. Nesta perspectiva, desenvolve-se uma pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico e enfoque em análise fílmica. O referencial teórico é composto por Bachelard (1994; 1998), que orienta o entendimento acerca de tempo e de espaço, basilares à análise da ideia de nostalgia; Hall (2003; 2006) para a compreensão das noções de identidade e representação. Já as linguagens fílmicas serão estudadas a partir da elucidação de Gardies (2008) e Gaudreault e Jost (2009). Assim, o estudo percebe a nostalgia enquanto convite ao transitar pelo passado para depreender o presente. O sentimento nostálgico permite o acesso referencial aos espaços que podem orientar a construção de certezas (sempre provisórias) às vivências dos sujeitos, sendo a representação de sua identidade resultado dessa construção intelectual.



Resumo Inglês:

The article aims to understand how the sense of nostalgia implies the identity’s representation of the subjects in contemporary society. It based on the drama of main character, Gil Pender, of the audiovisual narrative Midnight in Paris (2011), Woody Allen. The study is justified because it promotes the connection between nostalgia and reverie to study the identity, beyond the relevance attributed by the individuals to the nostalgic feeling for the reconstitution of memories that support their life. In this perspective, it develops bibliographic and exploratory research, focused on film analysis. The theoretical framework is: Bachelard (1994; 1998), which guides to understanding of time and space, the base to the idea of nostalgia; Hall (2003; 2006) for understanding the notions of identity and representation. Already the filmic languages will be studied from the elucidation of Gardies (2008) and Gaudreault & Jost (2009). Thus, the study comprehends the nostalgia like a invitation while transiting the past to infer the present. The nostalgic feeling allows referential access to spaces that can guide the construction of certainties (always provisional) the experiences of the subjects. The representation of their identity is the result of this intellectual construction.