Identidades Religiosas Brasileiras e seus exclusivismos

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Editor Chefe: Antonio Geraldo Cantarela/Rodrigo Coppe Caldeira
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Teologia

Identidades Religiosas Brasileiras e seus exclusivismos

Ano: 2011 | Volume: 9 | Número: 23
Autores: Wilhelm Wachholz
Autor Correspondente: Wilhelm Wachholz | [email protected]

Palavras-chave: Religiões, Identidades, Exclusivismo, Estigmatização

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O cristianismo introduzido no Brasil no século XVI, afirmando-se em oposição a
religiões anteriores, evidenciou marcas de exclusivismo, intolerância, estigmatização.
Com estas marcas o cristianismo buscou reduzir a si indígenas, cristãos novos e negros,
negando-lhes em sua alteridade. No século XIX, com a introdução do protestantismo, e
no século XX, com o aparecimento do pentecostalismo e neopentecostalismo podem-se
verificar marcas semelhantes de exclusivismo e negação mútua no âmbito intra-cristão
Uma análise da história das religiões no Brasil evidencia que as identidades religiosas
formam construídas na tensão dinâmica da negação mútua. Disso se poderá concluir que
as religiões não construíram suas identidades no isolamento, mas nas relações, por
vezes marcadas pela dinâmica de contrastes, diferenciações e estigmatizações mútuas.
Isso se evidencia pelo estabelecimento de fronteiras, caracterizadas não raramente por
discursos bipolares e maniqueístas, no intuito de produzir exclusões ao nominar o outro
de infiel, ateu, herético. O resultado pode ser verificado no caráter anti-ecumênico
destas religiões.



Resumo Inglês:

The Christianity which was introduced in the 16th century in Brazil affirmed itself in
opposition to prior religions, showing traits of exclusiveness and intolerance. With these
traits Christianity sought to denigrate the indigenous peoples, the new Christians and the
Blacks by do not accepting them in their otherness. In the 19th century, with the
introduction of Protestantism, and, in the 20th century, with the appearance of
Pentecostalism and Neo-Pentecostalism, similar traits of mutual exclusiveness and
negation can be verified in the intra-Christian realm. An analysis of the history of
religions in Brazil shows that the religious identities were constructed through the
dynamic of mutual negation. From this one can conclude that the identities of religions
were not build in isolation but through the relations, sometimes marked by the dynamic
of contrasts, differentiations and mutual stigmatizations. This is seen by the
establishment of boundaries, which commonly are characterized by bipolar discourses,
with the intent of producing exclusions by naming the other by unfaithful, atheist and
heretical. The result can be verified by the anti-ecumenical characteristic of these
religions.