O objetivo desse artigo é a de analisar como a ideologia está engendrada no quadro Chefe secreto, do programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão. Para analisá-lo, lançamos mão de conceitos que perpassam os campos da Sociologia, da descrição de imagens (via Semiologia) e da Análise do Discurso Francesa. Chegou-se à conclusão que as linguagens nele presentes servem para confirmar (ou conduzir à ) a prática capitalista da oposição capital versus trabalho, na medida em que os discursos utilizados no quadro retomam outros, tais como o de meritocracia, dos grandes feitos históricos. Ao retomar esses discursos, o indivÃduo é interpelado em sujeito e é levado a acreditar que tudo ali dito é verdadeiro e, por isso, merece ser copiado, reproduzido em seu cotidiano como um comportamento a ser adotado.
The purpose of this article is to analyze how the ideology is engendered in the “Chefe Secreto, of the Fantástico program, of Rede Globo de Televisão. To analyze it, we use concepts that pervade the fields of Sociology, the description of images (by Semiology) and the French Discourse Analysis. It has been concluded that the languages present in it serve to confirm (or lead to) the capitalist practice of the capital versus work opposition, insofar as the discourses used in the reality retake others, such as meritocracy, of the great historical feats. When he returns to these discourses, the subject is and is led to believe that everything said is true and therefore deserves to be copied, reproduced in his daily life as a behavior to be adopted.
El objetivo de este trabajo es analizar cómo la ideologÃa es engendrada en programa de la telerrealidad “Chefe secretoâ€, em el programa Fantástico, de la TV Globo. Para analizarlo, se utilizó conceptos que impregnan los campos de la sociologÃa, la descripción de las imágenes (través de la semiologÃa) y el análisis del discurso francés. Se concluyó que las lenguages presentes en el programa sirven para confirmar (o conducir a) la práctica capitalista de capital versus trabajo, la medida en que los discursos del reality retoman otros como el discurso de la meritocracia y de grandes logros históricos. Para reanudar estos discursos, el individuo es interpelado como sujeto y es conducido a creer que todo es verdad y, por lo tanto, merece ser copiado, reproducido en su vida cotidiana como un comportamiento que debe adoptarse.