IGREJA CATÓLICA E POLÍTICA: PADRES ESTRANGEIROS NO BRASIL

Opsis

Endereço:
AV. DR. LAMARTINE PINTO DE AVELAR 1120 Caixa Postal: 536
Catalão / GO
75704120
Site: http://www.revistas.ufg.br/index.php/opsis
Telefone: (64) 3441-5309
ISSN: 15193276
Editor Chefe: Teresinha Maria Duarte
Início Publicação: 30/04/2001
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

IGREJA CATÓLICA E POLÍTICA: PADRES ESTRANGEIROS NO BRASIL

Ano: 2012 | Volume: 12 | Número: 1
Autores: R.F.O.Tavares
Autor Correspondente: R.F.O.Tavares | [email protected]

Palavras-chave: Igreja Católica, Estado, política, Brasil, padres estrangeiros / Catholic Church, State, politics, Brazil, foreign priests.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo discute a trajetória dos padres estrangeiros no Brasil
desde o período da colonização em
1500 – Igreja subordinada ao Estado,
o denominado sistema de Padroado –
passando pela segunda metade do século XIX quando a Igreja ficou sob as
ordens diretas do Papa e não mais vinculada à coroa luso-brasileira, a chamada Romanização – até o período da
ditadura civil-militar brasileira (1964-
1985), época de conflito aberto entre
Igreja Católica e Estado ditatorial.
Neste longo processo, os padres estrangeiros – que ora são protegidos
pelo Estado e pela Cúria Romana,
ora são perseguidos pela Igreja local
e pelo Estado – marcaram presença
influenciando a sociedade brasileira e
relacionando-se com o Estado através
de suas Ordens e Congregações religiosas.



Resumo Inglês:

This paper discusses the
foreign priests’ trajectory in Brazil
since the period of colonization in
1500 – Church subordinated to the
state, the so-called patronage system - passing through the second half
of the nineteenth century when the
Church came under the direct orders
of the Pope and no more linked to
the Luso-Brazilian crown, called Romanization – until the period of the
Brazilian civil-military dictatorship
(1964-1985), a time of open conflict
between the Catholic Church and
dictatorial State. In this long process,
the foreign priests – that are now protected by the State and the Roman
Curia, sometimes they are persecuted
by the local Church and the State –
they marked their presence influencing brazilian society and relating to
the State through its religious Orders
and Congregations.