Este artigo tem como objetivo trazer apontamentos de pesquisa (em andamento) acerca de aspectos memoriais e identitários pomeranos expressos através da sua música tradicional no contexto sociocultural e histórico da comunidade pomerana da Serra dos Tapes, região sul do Rio Grande do Sul, Brasil. A pesquisa encontra sustentação no conceito de memória cultural de Jan Assmann (1995), o qual postula que uma memória de longa duração se cristaliza em criações culturais nas quais a memória se objetiva, como em uma canção tradicional, por exemplo. Duas canções tradicionais pomeranas coletadas através da comunidade, De múta éna hóchtich e De fest, são apresentadas e analisadas culturalmente, estimando contribuir para o conhecimento, a preservação, a divulgação e a (re)valorização da música e da cultura pomerana, bem como seus aspectos memoriais e identitários inerentes. Os pomeranos narram-se a si mesmos através de sua música.
This paper aims to bring research notes (in progress) about Pomeranians memorial and identity aspects expressed through their traditional music in the sociocultural and historical context of the Pomeranian community in the Serra dos Tapes, southern region of Rio Grande do Sul State, Brazil. The research finds support in the Jan Assmann’s (1995) cultural memory concept, which postulates that a long term memory is crystallized in cultural pieces in which the memory it aims, as in a traditional song, for example. Two Pomerania’s traditional songs registered through the community, De múta éna hóchtich and De fest, are presented and culturally analyzed, aiming to contribute to the knowledge, preservation, dissemination and (re)appreciation of Pomeranian music and culture as well their memorial and identity aspects inherent. Pomeranians narrate themselves through their music.