O artigo formula uma pequena história da obra do cineasta russo Alexandr Sokúrov contextualizado esta obra dentro de um panorama de cinema da Glasnost, o período de dissolução do regime soviético. Trata-se de mostrar como ela é marcada pela necessidade de firmar uma autoria, primeiro dentro de um contexto adverso de estado, depois dentro de um regime de mercado. É inseparável disso assinalar como é ainda percorrida por uma certa tensão dialética entre isolamento e comunicação, a sugerir a hipótese de uma poética distinguida pela ideia metafórica de ilha. Os referenciais teóricos abrangem a fortuna crítica disponível dentro e fora da Rússia, com destaque para os estudos pioneiros realizados internacionalmente por François Albéra e Diane Arnaud, e aportes dos formalistas russos no campo da poética do filme, com destaque para Boris Eikhenbaum.
The article formulates a short history of the work of the Russian filmmaker Alexandr Sokúrov, in the context of the so called cinema of "Glasnost", the period of dissolution of the Soviet Regime. It is about showing how it is marked by the need to establish authorship, first within an adverse state context, then within a market regime. It is inseparable from this to point out how it is still traversed by a certain dialectical tension between isolation and communication, to suggest the hypothesis of a poetic distinguished by the metaphorical idea of the island. Theoretical references cover the critical fortune available in Russia and abroad, especially the pioneering studies carried out internationally by François Albera and Diane Arnaud, and contributions from Russian formalists in the poetic field of the film, notably Boris Eikhenbaum.