Este artigo registra os resultados parciais obtidos pela pesquisa A ilusão ganha vida: o mundo do cinema com efeito tridimensional. Investigamos o recurso tridimensional desde outros registros na história até as produções fílmicas Titanic e Avatar, interpretando a relação com o recurso iconográfico 3D, que conduz o leitor/espectador à produção sinestésica: a ficção é encarada como realidade. Nosso aporte teórico-metodológico é pautado principalmente na Análise do Discurso de linha francesa, na fase arquigenealógica de Foucault (2003; 2005), Courtine (2009), Bauman (2005). Como resultados, apontamos que a liquidez das práticas discursivas é reflexo das interferências do contexto histórico, social e cultural.
This article records the partial results obtained by the research the illusion comes to life: the world of cinema with three-dimensional effect. We investigate the three-dimensional feature from other records in history to the film productions Titanic and Avatar, interpreting the relationship with the 3D iconographic resource that leads the reader/viewer to synesthetic production: fiction is seen as reality. Our theoretical-methodological contribution is based mainly on the French Speech Discourse Analysis, in the archigenealogical phase of Foucault (2003; 2005), Courtine (2009), Bauman (2005). As results, we point out that the liquidity of the discursive practices is a reflection of the interferences of the historical, social and cultural context.