Imagem como campo de tensão: usos e estratégias de imagens midiáticas pós-11 de setembro

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ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Imagem como campo de tensão: usos e estratégias de imagens midiáticas pós-11 de setembro

Ano: 2008 | Volume: 0 | Número: 18
Autores: Alberto Klein
Autor Correspondente: Alberto Klein | [email protected]

Palavras-chave: imagem, mídia, terrorismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As tensões entre ocidente Cristão e Oriente Islâmico, deflagradas pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, expressam-se sobremodo nas imagens midiáticas. Este trabalho pretende apontar formas de expressão, usos e estratégias de reafirmações culturais e destruições simbólicas, em um universo dominado pelo valor de visibilidade midiática. Como aporte teórico, a análise se vale das contribuições da semiótica da cultura de Ivan Bystrina, além de referências ao pensamento de Jean Baudrillard e Bruno Latour.



Resumo Inglês:

The tensions between the Western Christian and Islamic Eastern cultures started by the 09/11 terrorist attacks, can be highly expressed by media images. The aim of this article is to identify forms of expression, uses and strategies of cultural restatements and symbolic destructions in a context of social
visibility enhanced by the media. This paper is based on the theoretical approach of the semiotics of Ivan Bystrina as well as on the works of Jean Baudrillard and Bruno Latour.



Resumo Espanhol:

Las tensiones entre el Occidente Cristiano y el Oriente Islámico, deflagradas por los ataques terroristas de once de septiembre, pueden ser expresas sobremanera por imágenes mediáticas. Este trabajo objetiva identificar formas de expresión, usos y estrategias de reafirmaciones culturales y destrucciones simbólicas en un universo dominado por la visibilidad mediática. Como aporte teórico este paper busca las contribuciones de la semiótica de la cultura de Ivan Bystrina así como hace referencias a los trabalhos de Jean Baudrillard y Bruno Latour.