O presente artigo relata o processo artístico experimental teórico-prático desenvolvido no ano de 2013, referente à montagem do conto “O Espelho”, da obra Primeiras Estória, de João Guimarães Rosa. Este processo artístico experimental se propôs a investigar a relação do termo memória, de Henri Bérgson, em seu ensaio “Matéria e Memória” (1999), para tanto, são utilizadas as fotografias de Brooke Shaden³ como principal estímulo para a criação com a imagem fotográfica nesse processo. Portanto, com esse relato busca-se poder dividir com o leitor o que o laboratório prático e os ensaios possibilitaram ao espetáculo e, principalmente, ao trabalho da atriz.
This article reports the experimental artistic process developed theorical andpactical in 2013, referent to the montage of the short story “O Espelho”, from “Primeiras Estórias, by João Guimarães Rosa. This experimental artistic process proposed to investigate the relation of the memory term, of Henri Bérgson, in his essay “Matéria e Memória” (1999), Brook Shaden’s photography are used as main stimulant in this process. Therefore, with this report we try to share with the reader what the practical laboratory and the rehearsal enabled to the spectacle and, mainly, to the actress’ work.