O artigo discorre sobre as origens da construção da imagem de Carmen Miranda como a baiana estilizada, enquanto uma personagem que se tornou representativa do Brasil e também da América Latina. Sustenta-se na análise dos primeiros filmes de Carmen Miranda nos Estados Unidos, produzidos pela Twentieth Century Fox no contexto da Política da Boa Vizinhança, a fim de discutir os sentidos subjacentes à imagem que se delineou naquele contexto e se perpetua na contemporaneidade. Espera-se que a abordagem proposta estimule novas reflexões e questionamentos sobre as apropriações da imagem de Carmen Miranda, as quais continuam sendo frequentes quando se tem a intenção de buscar símbolos para representar o Brasil.
The paper investigates the origins of the construction of Carmen Miranda ́s image as the allegorical “baiana”, which has become a representative character of Brazil and of Latin America. It is based on the analysis of Carmen Miranda ́s first films in the United States produced by Twentieth Century Fox in the context of the Good Neighbor Policy, in order to discuss the underlying meanings in the image outlined in that context and that remains. It hopes that the proposed approach allows new questions and considerations on the appropriations and manipulations of Carmen Miranda ́s image, which are still frequent when one seeks for symbols to represent Brazil.