ste artigo explora a relevância do suporte no estudo da arte da Grécia Antiga, através de uma análise
paralela da relação entre imagem e
espaço na pintura de vasos áticos e escultura arquitetônica. Enquanto produções acadêmicas recentes e inovadoras sobre arte grega tentam
focar na incomensurabilidade
de diferentes suportes da representação pictórica, este artigo mostra analogias essenciais.
As imagens
encontradas em ambos os meios pictóricos provam abranger uma definição mais ampla que a de corpo fÃsico. Em vez disso, nenhum limite
claro pode ser definido entre o corpo fÃsico e suas “extensões†– armadura, vestimenta, caracterÃsticas, em alguns casos até elementos do
contexto
espacial da imagem como, por exemplo, “paisagemâ€. Enquanto esse espaço (presumido) que a cerca pode ser parte intrÃnseca da
imagem, a ideia do espaço pictórico dissociado da estrutura material
está ausente, tanto na pintura do vaso quanto na escultura arquitetônica.
Em vez disso, o espaço das figuras é idêntico à sua estrutura material, seja na área de pintura do vaso ou no frontispÃcio de um templo.