O artigo trata da imagem digital em movimento nas artes contemporâneas e o uso das
mÃdias eletrônicas como ferramentas criativas. Para isso traça um breve percurso histórico das
mÃdias até chegar aos meios digitais, revelando três momentos práticos dos processos artÃsticos:
desmaterialização, quando a imagem é digitalizada e passa a ser código; ubiqüidade, a possibilidade
de estar em todos os lugares ao mesmo tempo através da rede; e a replicabilidade, quando é
reapropriada, ganhando novas formas estéticas. O artigo analisa obras que ilustram essas etapas:
Stop Motion Studies, de David Crawford, Soft Cinema, de Lev Manovich e as Live Images do
circuito nacional. Busca também trazer à luz o movimento das imagens, já tão pesquisado com o
cinema, atualizando-o na arte de um perÃodo mais atual. Momento em que as mÃdias estão
mescladas em camadas que, sobrepostas, geram uma nova, aberta a experimentações poéticas com
fortes potencialidades
The article analyzes the digital image movement in contemporary art and the use of
electronic media as creative tools. It gives a brief history of the media until digital media, revealing
three times in practice of artistic processes: dematerialization, when the image is scanned and
becomes code; ubiquity, the ability to be everywhere at once in the network; and replicability, when
it is re-appropriated, gaining new aesthetic forms. The article presents artworks that illustrate these
steps: Stop Motion Studies by David Crawford, Soft Cinema, by Lev Manovich and the Live Images
of the national circuit. It also seeks to bring light to the movement of images, that received lots of
research because of cinema, updating it in the art for nowadays. This time when the media are
mixed in layers that overlap, generate a new, open to experimentation with strong poetic potential.