Esse artigo propõe discorrer sobre análise imagética nos discursos em
geral, bem como no discurso midiático em especial, em face das novas
tecnologias contemporâneas. A AD (isto é, Análise do Discurso) a que nos
referimos é aquela erigida por Michel Pêcheux. Nesse sentido, os conceitos de
intericonicidade em Courtine e policromia em Souza são profÃcuas ferramentas
teóricas para se analisar textos não-verbais. Tomamo-los como sustentáculo para
a análise da matéria As Cores da Crise, publicada em Veja na época da suposta
crise do mensalão. Nesse exercÃcio, voltar-nos-emos para a constituição do
sujeito ao se referir ao Partido dos Trabalhadores e como se dá essa relação,
atentando-se para os elementos verbais e não-verbais materializados no corpus.
The purpose of this article is to discuss about image analyses in discourses
in general, as well as the discourse of the media in particular, especially before the
contemporary technologies. The DA (that is, the Discourse Analyses) which we
refer to is the one made up by Michel Pêcheux. In this way, the concepts of
intericonicity in Courtine and polychromy in Souza are useful theoretical tools to
analyze non-verbal texts. They will be taken as foundation to analyze the article
The Colors of the Crisis, published by Veja magazine at the time of the “Big
Monthly Warranty†Scandal. In this exercise, we will analyze the constitution of the
subject when it refers to the Labor Party and how this relationship goes on,
focusing on the verbal and non-verbal elements materialized in the corpus.