Imagem reflexiva: uma proposta de tipologia para análise visual

DAPesquisa

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Centro de Artes - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa
Telefone: (48) 3664-8308
ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Imagem reflexiva: uma proposta de tipologia para análise visual

Ano: 2018 | Volume: 13 | Número: 20
Autores: Filipe Aguiar Cargnin, Gabriela Botelho Mager
Autor Correspondente: Filipe Aguiar Cargnin | [email protected]

Palavras-chave: design gráfico, imagem, reflexividade, autorreferência

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esta pesquisa estuda o fenômeno da reflexividade, que se refere àquela característica das imagens que, de alguma forma, remetem a si mesmas, seus elementos constitutivos e seu método construtivo, inscrevendo o receptor em seu espaço discursivo. É objetivo desta pesquisa a análise formal e interpretativa das diversas formas de reflexividade, propondo uma tipologia, para a sua classificação, através da apresentação de exemplos, com ênfase nas imagens do Design. Foram identificados dez tipos diferentes de utilização da reflexividade nas imagens. São eles: referência, pastiche, o meio como tema, explicitação dos elementos constitutivos, exposição do método construtivo, paródia, reformulação, serialização, questões de gênero e não-usabilidade. A reflexividade, nas mãos do designer, tem o potencial de ser uma ferramenta criativa e o conhecimento do seu funcionamento é fundamental para o seu uso consciente. A reflexividade desperta a criatividade e pode estimular o olhar crítico acerca das imagens ao nosso redor, contribuindo para o campo projetual em design.



Resumo Inglês:

This research studies the phenomenon of reflexivity which refers to those features of images that somehow refers to themselves, their constitutive elements and constructive method, placing the receptor in their discursive space. It is the objective of this research the formal and interpretative analysis of the different forms of reflexivity, proposing a typology for its classification, through examples, focusing on graphic and industrial Design images. It was identified ten different types of reflexivity use. They are: reference, pastiche, the medium as a theme, evidence of the constitutive elements, exposure of the construction method, parody, reformulation, serialization, questions of gender and non-usability. Reflectivity in the hands of the designer has the potential to be a creative tool and knowledge of its operation is essential for its conscious use. The reflexivity awakens creativity and can stimulate thinking about the meanings and ways of the images around us, contributing to the design field.