As narrativas contemporâneas constroem espaços onde o homem comum é constantemente confrontado com as contradições e transformações da realidade em prol da busca por um espaço verdadeiramente seu, onde imagens iminentes podem possibilitar ao homem comum perder seus referenciais e, ao mesmo tempo, perceber essas marcas de um passado sobre o qual almeja refletir, as relações entre o lugar onde se encontra e quem ele realmente é. Frente a um mundo que avança além de sua capacidade de acompanhá-lo, o indivíduo confronta-se constantemente com as angústias da modernidade, tornando-se ele próprio um ser às avessas no choque com essas transformações. A narrativa africana contemporânea apresenta-se como um misto de tradição e modernidade ou, nas palavras do escritor Moçambicano Mia Couto, de uma modernidade mista de várias tradições. Dessa forma, o presente trabalho propõe uma reflexão sobre a obra Terra Sonâmbula, de maneira que o texto aborda a possibilidade da literatura de flagrar esses nuances de esperança, alegria e felicidade.
The contemporary narratives build spaces where the ordinary people are constantly confronted with the contradictions and transformations of reality in favor of the search for a truly space, where imminent images can enable the average man to lose his references and, at the same time, to perceive these marks of a past about which he aims to reflect, the relations between where he is and who he really is. In the face of a world that is advancing beyond its ability to accompany it, the individual is constantly confronted with the anguish of modernity, becoming himself an upside down being in the clash with these transformations. The contemporary African narrative presents itself as a mixture of tradition and modernity or, in the words of the Mozambican writer Mia Couto, of a mixed modernity of various traditions. In this way, the present work proposes a reflection on the work "Terra Sonâmbula", so that the text approaches the possibility of literature to catch these nuances of hope, joy and happiness.