Imagens das Mulheres na Imprensa Comunista Brasileira (1945/1957)

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Editor Chefe: Alberto Gawryszewski
Início Publicação: 31/10/2007
Periodicidade: Semestral

Imagens das Mulheres na Imprensa Comunista Brasileira (1945/1957)

Ano: 2010 | Volume: 3 | Número: 7
Autores: Juliana Dela Torres
Autor Correspondente: Juliana Dela Torres | [email protected]

Palavras-chave: Imagem, representação, mulher, Imprensa Comunista Brasileira.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A imprensa comunista brasileira, com a legalidade do Partido Comunista do Brasil em 1945,
passou a contar com vários jornais, revistas, romances e panfletos, entre outras formas
impressas. Em suas publicações, foram utilizados diversos recursos imagéticos: ilustrações,
gravuras, caricaturas, charges e histórias em quadrinhos. Tais imagens, assim como os textos, são
interessantes meios de evidência histórica, pois suas representações trazem indícios a respeito
de determinado período, grupo ou sociedade. Verifica-se que a presença de imagens femininas
nas publicações comunistas mostra a importância desse segmento para os projetos do PCB.
Neste artigo, analisam-se as constantes temáticas apresentadas na arte visual das páginas dos
periódicos comunistas que focalizaram a mulher. Comenta-se sobre a ênfase em desenhos do
cotidiano delas diante dos problemas rotineiros e sobre o destaque para a necessidade de melhor
organização entre elas. Observa-se que, a partir das figuras expressivas de tristeza e de desânimo,
frente às dificuldades e também das imagens de mulheres engajadas, o PCB procurava causar
reflexão e conscientização nas mulheres a fim de que elas agissem.



Resumo Inglês:

The Brazilian Comunist Press, under the legality of the Brazilian Comunist Party in 1945,
started to count on various newspapers, magazines, romances and handouts, among other
kinds of companies. In their publications, many image resources were used such as: ilustrations,
prints, caricatures, charges and comics. Such images, as well as the texts, are interesting means
of historical evidences, because their representations bring marks of a determinned period,
group or society. The presence of female images verified in comunist publications exposes the
importance of this segment for the PCB project. In this article, the constant thematics presented
in the visual art from the pages of comunist newspapers which focus on women are analised.
The emphasis on women’s daily drawings showing their routine problems and the focus on the
necessity of a better organization among them are commented. It is observed that, starting
from their expressive figure of sadness and discourage in face of the difficulties contrasted with
the images of socially integrated women, the party aimed to cause refletion and awarness on
women so they would act.