Este artigo apresenta uma análise, com o auxÃlio dos Estudos Culturais e de Gênero, das representações artÃsticas de Maria e Maria Madalena e de seus discursos sobre o corpo feminino prescritos e refletidos por estas imagens nas práticas e nos corpos de um grupo de mulheres que freqüentam a Catedral Metropolitana de Florianópolis, onde estas obras estão presentes. Buscando evidenciar, com o auxÃlio da leitura de imagem e de entrevistas feitas com este grupo de mulheres, as suas formas de recepção, revelando quem são estas mulheres, suas identidades, desejos, experiências com a sexualidade, virgindade, pertencentes a uma história do imaginário feminino do tempo presente. Atribuindo, assim, historicidade à s suas atitudes, crenças, rituais, comportamentos, conflitos, que perpassam por relações de poder, gênero, classe, religião.
This article presents an analysis, with the aid of the Cultural Studies and of Gender,
of Maria's artistic representations and Maria Madalena and of their speeches on the feminine
body prescribed and contemplated by these images in the practices and in the women's bodies
that frequent the Metropolitan Cathedral of Florianópolis, where these works are present.
Looking for to evidence, with the aid of the image reading and of interviews done with this
group of women, their reception forms, who are these women, their identities, desires,
experiences with the sexuality, virginity, belonging to a history of the imaginary feminine of
the present time. Attributing, like this, history to their attitudes, faiths, rituals, behaviors,
conflicts, that they travel for relationships of power, gender, class, religion.