Imagens no vazio: estudos da trilogia "Os nossos antepassados", de Italo Calvino
Anuário De Literatura
Imagens no vazio: estudos da trilogia "Os nossos antepassados", de Italo Calvino
Autor Correspondente: Anuário De Literatura | [email protected]
Palavras-chave: imagem, encenação, teatralidade, imaginário, escritura
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
No estudo acerca de Os nossos antepassados (1960) – a trilogia de Italo Calvino que reúne O visconde partido ao meio (1951), O barão nas árvores (1957) e O cavaleiro inexistente (1959), a imagem se conecta a uma concepção de teatralidade, a partir da noção de “visibilidade†do mesmo escritor. Alguns fragmentos da sua obra ensaÃstica abrem a possibilidade de leitura de sua ficção no gênero fantástico, a partir da poética do neorrealismo. O espetáculo cênico-musical do Grupo Galpão – Partido (1999) –, criado a partir da primeira obra da trilogia, é um forte exemplo da dimensão da imagem na literatura de Calvino, reiteradamente recriada pelo teatro, entre outras artes. A noção da imagem artÃstica no jogo de entreolhares, em diálogo com algumas caracterÃsticas do teatro pós-dramático, aponta a dimensão do sujeito do inconsciente. Por essa via, é traçada uma articulação de Os nossos antepassados com uma leitura da concepção psicanalÃtica de sujeito, indicada pelos conceitos de real, simbólico e imaginário.