Imaginário, forma e expressão: as vitrinas de moda e os entrelaçamentos entre consumo, estilo e sensibilidade.

ModaPalavra e-periódico

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-001
Site: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/index
Telefone: (48) 3664-8370
ISSN: 1982-615X
Editor Chefe: Daniela Novelli
Início Publicação: 01/01/2008
Periodicidade: Semestral

Imaginário, forma e expressão: as vitrinas de moda e os entrelaçamentos entre consumo, estilo e sensibilidade.

Ano: 2024 | Volume: 17 | Número: 41
Autores: Etevaldo Cruz, Renata Pitombo Cidreira
Autor Correspondente: Etevaldo Cruz | [email protected]

Palavras-chave: Vitrina, Sensibilidade, Consumo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O estudo tem por objetivo compreender os mecanismos por meio dos quais as vitrinas afetam e estabelecem diálogos com a dimensão estilizante dos sujeitos. A vitrina é um dispositivo poético presente na vida urbana, capaz de catalisar as emoções em direção ao consumo e à realização de desejos. O artigo aponta a experiência sensível/perceptiva do espectador e as reconfigurações da narratividade, destaca a vitrina como unidade emancipada portadora de um mundo próprio, apta a manter uma relação dialógica com os espectadores e as sociabilidades e assinala a dimensão de artisticidade que se presentifica na atmosfera da cultura do consumo e do estilo. A pesquisa básica, exploratória e qualitativa apoia-se conceitualmente em uma abordagem estética e fenomenológica, fundamentada em Paul Ricoeur (1986); Maurice Merleau-Ponty (1994); Georg Simmel (2016;2009;2013) e Walter Benjamin (2009). Como resultado, destaca-se o modo como as dinâmicas que se presentificam na experiência estética são tecidas nos fluxos das sociabilidades, cujo entrelaçamento mostra-se indissociável entre as emoções, o consumo, a comunicabilidade, a história e a cultura.



Resumo Inglês:

The study aims to understand the mechanisms through which shop windows affect us and establish dialogues with our stylizing dimension. The shop window is a poetic device present in urban life which is capable of catalyzing our emotions toward consumption and the fulfillment of our desires. Firstly the article shows the sensitive or perceptive experience of the spectator and the reconfigurations of narrativity. Then we highlight the window display as an emancipated unit with its world, capable of maintaining a dialogical relationship with the spectators and the sociabilities. Afterward, we mark the artistic dimension present in the atmosphere of consumer culture and style. On this basic, exploratory, and qualitative research , we rely on an aesthetic and phenomenological approach conceptually. The contributions of Paul Ricoeur (1986); Maurice Merleau-Ponty (1994); Georg Simmel (2016;2009;2013), and Walter Benjamin (2009) are the base of our methodological and conceptual guide. As a result, it highlights the way in which the dynamics that are present in the aesthetic experience are woven into the flows of sociability, whose intertwining appears to be inseparable between emotions, consumption, communicability, history and culture.



Resumo Espanhol:

El estudio tiene por objetivo comprender los mecanismos a través de los cuales las vitrinas nos afectan y establecen diálogos con nuestra dimensión estilística. La vitrina es un dispositivo poético presente en la vida urbana capaz de catalizar nuestras emociones hacia el consumo y la realización de nuestros deseos. En el primer movimiento, el artículo indica la experiencia sensible/perceptiva del espectador y las reconfiguraciones de la narratividad. El segundo movimiento destaca la vitrina como unidad emancipada con un mundo propio, capaz de mantener una relación dialógica con los espectadores y las sociabilidades. El tercer movimiento destaca la dimensión de artisticidad presente en la atmósfera de la cultura del consumo y del estilo. La investigación básica, de carácter exploratorio y cualitativo, se sustenta conceptualmente en un enfoque estético y fenomenológico, basado en las teorías de Paul Ricoeur (1986); Maurice Merleau-Ponty (1994); Georg Simmel (2016; 2009; 2013) y Walter Benjamin (2009). Como resultado, se resalta el modo como las dinámicas que se presentifican en la experiencia estética son tejidas en los flujos de las sociabilidades, cuyo entrelazamiento se muestra indisociable entre las emociones, el consumo, la comunicabilidad, la historia y la cultura.