Revista Mídia e Cotidiano

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ISSN: 2178602X
Editor Chefe: Denise Tavares
Início Publicação: 30/12/2012
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

As Imago-Imagens da Internet em sua Rota Histórica: o Homem Hipermoderno e Seu Olhar Nada Inocente. Uma Viagem entre tempos

Ano: 2012 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Ana Paula Perissé
Autor Correspondente: Ana Paula Perissé | [email protected]

Palavras-chave: hypermodernity; aesthetics; new technologies

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo procura-se articular a nova relação das imagens que circulam na internet (imagens técnicas, consideradas aqui, pelo constructo teórico das imago-imagens) com as várias possibilidades de modelagens identitárias do homem hipermoderno. Para tanto, compreendemos que o homem atual se desvela, dentre vários caminhos epistemológicos, através de sua vivência imagética no mundo real assim como por suas relações com o mundo real/ analógico e vice-versa. Tal interação intelecto-cognitica-existencial entre estes dois mundos, que se modifica em velocidade frenética, nos concede uma possibilidade de rica reflexão por meio do estabelecimento de um novo status das imagens que circulam neste não-lugar, ainda assim muito presencial, dialeticamente, em demasia. Parto do princípio que as imago-imagens são um resultado da prática sócio-estética que se estabelece na internet e que já acontece há séculos numa espécie de arena histórica. Vivemos numa sociedade de amálgama visual intenso e a formação do sujeito desta prática reside neste ponto de extrema volatilidade: Compreendidas como mediações entre o homem e o mundo, as imago- imagens são o grande ponto de inflexão, aquele que possibilita entender sob que novas fôrmas as relações do humano com a técnica e as novas tecnologias, o novo saber fazer humano, vão convocar novas actualizações estéticas. Uma imagem, porém, nunca se apresenta sozinha. O criador e sua criatura se inserem num jogo de forças que estará sempre presente na sociedade. Tento, portanto, entender algumas características deste novo sujeito e como ele se constitui.



Resumo Inglês:

This  article  intends  to  articulate  a  new  relationship  of  the  images  which circulates on the internet (technical images and considered here, through the theoretical construct of the imago-images) with the various possibilities of modeling hypermodern man's  identity.  Therefore,  we  understand  that  today's  man  is  revealed,  among  several  paths  epistemological,  through  his  experience  in  the  real  world  imagery  as  well  as  its  relations  with  the  real  world  /  analog  and  vice  versa.  Such  intellectual-cognitive-existential interaction between these two worlds, that changes in furious speed, gives us a rich possibility for reflection hrough the establishment of a new status of the images that circulate in this non-place that has too much presence in a dialectical way. For this purpose, I  assume  that  the  imago-images  are  a  result  of  socio-aesthetic  practice  that  is  established  on  the  internet  and that  has  been  happening  for  centuries  in  a  kind  of  historical arena. We live in a visual society of intense amalgamation and the individual formation trough this practice is extremely volatility.  Understood as mediators between man   and   the   world,   the   imago-images   are   the   big   turning   point   that   enables  understanding the human and his relation with the technique and the new Technologies.The new uman know-how calls for a new aesthetic updates. An image,however, never appears  alone.  The  creator  and  his  creation  are  part  of  a  power  game  that  is  always  present in society: in consequence, it is also done a theoretical reflection on the image at different  historical  moments.   I  try, therefore,  to  understand  some  features  of  this  new  subject and he constitutes meanings for his life.