As duas narrativas paralelas em Ex 2,11-22 apresentam Moisés, agora
adulto, antes de sua vocação, por parte de Deus, de conduzir o povo dos oprimidos
para fora da sociedade faraônica do Egito. Neste artigo, faz-se um estudo
exegético da segunda narrativa (Ex 2,15c-22). A atenção se dirige aqui, de um
modo especial, à descrição dos traços marcantes do personagem Moisés, visto
que, ao escutar ou ler uma narrativa, o ouvinte-leitor atém-se particularmente
ao conjunto dos personagens, os quais podem se tornar simpáticos ou antipá-
ticos e, portanto, modelos de comportamento a serem seguidos ou não. Além
disso, serão estudados os demais elementos constitutivos da narrativa, como
os geográfi cos e os histórico-arqueológicos (Madiã), permitindo, assim, que
se perceba melhor o contexto cronológico do mundo narrado. Serão, támbém,
estudados os detalhes da trama e o modo como a voz do narrador se entrelaça
com os discursos diretos dos personagens participantes da narrativa. Enfi m,
espera-se que, descobrindo os pormenores da composição poética da narrativa,
se possa compreender mais profundamente a refl exão teológica subjacente
a ela.
The two parallel narratives in Exod. 2:11-22 present the adult Moses
before he receives his God-given vocation to lead the oppressed people out
of pharonic society of Egypt. This article presents an exegetical study of the
second narrative (Exod 2:15c-22). Special attention is given here to the marked
characteristics of the personage of Moses in order to see whether the hearerreader,
upon hearing/reading the story, will be sympathetic or have antipathy
and whether the personages will be models of behavior to be followed or not.
Also to be studied are the other elements which constitute the narrative, such
as geography and historical-archeological issues (Midian), which allow for a
better understanding of the chronological context of the narrative world. Additionally,
the details of the plot and how the voice of the narrator intertwines
with the directs discourses of the narrative’s participants. Finally, it is hoped
that discovering the narrative’s poetic details make possible a more profound
theological refl ection which underlies the story.