IMIGRANTES AFRICANOS, MULHERES BRASILEIRAS E LGBTTI’S NA CIDADE DE FORTALEZA-CE

Cadernos de Estudos Sociais

Endereço:
Rua Dois Irmãos, 92 - Apipucos
Recife / PE
52071-440
Site: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/index
Telefone: (81) 3073-6617
ISSN: 2595-4091
Editor Chefe: Beatriz Mesquita
Início Publicação: 01/01/1985
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Arqueologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Demografia, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Planejamento urbano e regional, Área de Estudo: Turismo

IMIGRANTES AFRICANOS, MULHERES BRASILEIRAS E LGBTTI’S NA CIDADE DE FORTALEZA-CE

Ano: 2018 | Volume: 33 | Número: 2
Autores: E. N. B. Langa
Autor Correspondente: E. N. B. Langa | [email protected]

Palavras-chave: Sexualidade, imigrantes africanos, mulheres brasileiras, LGBTTQI’s

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo aborda as relações afetivas entre imigrantes africanos, mulheres brasileiras e o segmento de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transgêneros e intergêneros (LGBTTI’s) na cidade turística de Fortaleza-CE, no nordeste do Brasil. A partir da observação etnográfica com recursos a entrevistas e conversas informais com africanos oriundos de países falantes da língua portuguesa e cidadãos brasileiros de ambos os sexos que assumem distintas identidades de gênero, analiso a troca de olhares entre estes atores. As relações entre imigrantes africano(a)s e brasileiro(a)s de distintas orientações sexuais e de gênero são marcadas pela discriminação racial, dependência econômica e ambivalência, onde a sexualidade se revela espaço de descoberta e de redefinição de identidades. No cotidiano, os encontros entre os três grupos são marcados por curiosidades e atitudes discriminatórias. Bares e discotecas LGBTTI´s, bem como festas africanas configuram espaços onde acontecem as interações afetivossexuais envolvendo, particularmente, mulheres brasileiras e imigrantes africanos. As interações entre africanos e homossexuais brasileiros revelam-se ambíguas e nunca publicamente assumidas, envolvendo trocas materiais e simbólicas. Tais interações revelam-se momentos liminares e negociações identitárias, dominados por representações relativas às performances sexuais, onde os atores se esforçam para caber nos estereótipos existentes acerca da sexualidade. Entretanto, os encontros também são marcados por choques e tensões culturais, representando um desafio às relações de gênero e dominação, a repensar as teorias que representam o homem como algoz e a mulher como vítima.



Resumo Inglês:

This article discusses the affective relationships between African immigrants, Brazilian women, and the lesbian, gay, bisexual, transvestite, transgender and inter segment (LGBTTQI's) in the tourist city of Fortaleza-CE, in northeastern Brazil. Based on ethnographic observation and the use of resources such as interviews and informal conversations with Africans from Portuguese- speaking countries and Brazilian citizens of both sexes who assume different gender identities, the article analyzes eye-to-eye looks exchanges among these actors. The relationships between African immigrants and Brazilians of different sexual and gender orientations are marked by racial discrimination, economic dependence and ambivalence, where sexuality reveals a space for discovery and redefinition of identities. In their day-to-day, the encounters among the three groups are marked by curiosities and discriminatory attitudes. LGBTTQI bars and discos, as well as African festivals, are spaces where affective and sexual interactions take place, particularly involving Brazilian women and African immigrants. The interactions between Africans and homosexuals are ambiguous and never publicly assumed, involving material and symbolic exchanges. Such interactions reveal liminal moments and identity negotiations, dominated by representations of sexual performances, where actors strive to fit into existing stereotypes about sexuality. However, the encounters are also marked by cultural shocks and tensions, representing a challenge to gender relations and domination, which motivate a reevaluation of the theories that represent man as tormentor and woman as victim.



Resumo Espanhol:

Este artículo analiza las relaciones afectivas entre los inmigrantes africanos, las mujeres brasileñas y el segmento de lesbianas, gays, bisexuales, travestis, transgéneros e inter-géneros (LGBTTQI) en la ciudad turística de Fortaleza/-CE, situada en el Noreste de Brasil. Con base en la observación etnográfica con recursos como entrevistas y conversaciones informales con africanos de países de habla portuguesa y ciudadanos brasileños de ambos sexos que asumen diferentes identidades de género, este artículo analiza el intercambio de miradas entre estos actores. Las relaciones entre inmigrantes africano(a)s y brasileño(a)s de diferentes orientaciones sexuales y de género están marcadas por la discriminación racial, la dependencia económica y la ambivalencia, en la cual la sexualidad revela un espacio para el descubrimiento y la redefinición de identidades. En la vida cotidiana, los encuentros entre los tres grupos están marcados por curiosidades y actitudes discriminatorias. Los bares y las discotecas de los LGBTTQI, así como los festivales africanos, forman espacios donde toman lugar interacciones afectivas y sexuales, en particular entre mujeres brasileñas e inmigrantes africanos. Las interacciones entre africanos y homosexuales son ambiguas y nunca asumidas públicamente, involucrando intercambios materiales y simbólicos. Tales interacciones desvelan momentos liminales y negociaciones de identidad, dominadas por representaciones de actuaciones sexuales, donde los actores se esfuerzan para encajarse en los estereotipos existentes sobre la sexualidad. Sin embargo, estos encuentros también están marcados por choques y tensiones culturales, que representan un desafío para las relaciones de género y dominación, que nos hacen repensar las teorías que representan al hombre como atormentador y a la mujer como víctima.