Importância da Pesquisa Científica para o Desenvolvimento da Ciência

Jornal de Ciências Biomédicas e Saúde

Endereço:
Rua Manoel Gonçalves de Resende, 230 - São Crisntóvão
Uberaba / MG
38.040-240
Site: http://publicacoes.facthus.edu.br/index.php/saude/issue/archive
Telefone: (34) 3311-7400
ISSN: 2446-9661
Editor Chefe: George Kemil Abdalla
Início Publicação: 31/05/2015
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Educação física, Área de Estudo: Enfermagem, Área de Estudo: Farmácia, Área de Estudo: Fisioterapia e terapia ocupacional, Área de Estudo: Fonoaudiologia, Área de Estudo: Medicina, Área de Estudo: Nutrição, Área de Estudo: Odontologia, Área de Estudo: Saúde coletiva

Importância da Pesquisa Científica para o Desenvolvimento da Ciência

Ano: 2016 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: George Kemil Abdalla
Autor Correspondente: G. K. Abdalla | [email protected]

Palavras-chave: Pesquisa Científica, Desenvolvimento da Ciência

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Segundo Vânia Maria do Nascimento Duarte, o conhecimento, concebido como algo incomensurável, torna-se um pressuposto norteador das experiências cotidianas do ser humano. Desta forma, tal afirmativa parece se ajustar de forma contundente quando refere-se à pesquisa de um modo geral – fonte produtora deste conhecimento. Especificamente, a pesquisa científica pode ser definida como uma atividade desenvolvida por investigadores, visando a novas descobertas e contribuindo, assim, para a qualidade da vida intelectual. Ainda, a pesquisa compreende algumas das atividades desenvolvidas durante a vida acadêmica, a qual requer do pesquisador algumas habilidades necessárias ao pleno desenvolvimento de suas funções, tais como, planejamento, conhecimento e adequação às normas científicas.

Neste sentido, é com muito orgulho que, nesta edição, o Jornal de Ciências Biomédicas e Saúde (JCBS), apresenta à Comunidade Científica, seu mais novo número, destacando uma importante conquista, qual seja, sua indexação no Portal Sucupira, com o reconhecimento de sua qualificação, corroborando os valores e a missão que norteiam este periódico científico, desde a sua concepção.

Também, como forma de ampliar as formas de divulgação do JCBS, a equipe editorial tem se esforçado para que ocorra a sua indexação em diversas plataformas e bases de dados científicas, o que já culminou, também, a partir desta edição, na indexação no Sumários de Revistas Brasileiras.

Sendo assim, pode-se observar que o diversificado conteúdo apresentado pelo JCBS à comunidade, tem perpassado pelo crivo crítico, bem como pelo know hall de toda uma equipe editorial e seu conselho, que têm se desdobrado para proporcionar publicações de qualidade, com informações inéditas e contemporâneas, alicerçada em condutas éticas e que valorizam o papel do pesquisador, tão desafiador em momentos de crise econômica e de falta de incentivo aos docentes e discentes em nosso Brasil.

Esperamos que todos possam aproveitar ao máximo do conteúdo proposto por nossa equipe nesta edição. Boa leitura, saudações.