A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS CONTÁBEIS GERENCIAIS PARA A CONTINUIDADE E OTIMIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UMA PESQUISA DE CAMPO NA FEIRA DA OITO DE MAIO EM ICOARACI – BELÉM (PA).

Revista Eletrônica Amazônia em Foco

Endereço:
Rodovia BR-316, s/n - Km 60
Castanhal / PA
68740-420
Site: http://revista.fcat.edu.br/index.php/path/index
Telefone: (95) 98114-0993
ISSN: 2317-4757
Editor Chefe: Prof. Dr. Davi José de Souza da Silva
Início Publicação: 30/11/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias

A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS CONTÁBEIS GERENCIAIS PARA A CONTINUIDADE E OTIMIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UMA PESQUISA DE CAMPO NA FEIRA DA OITO DE MAIO EM ICOARACI – BELÉM (PA).

Ano: 2013 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: L. J. A. Lima, L. S.Sousa
Autor Correspondente: L. J. A. Lima, L. S.Sousa | [email protected]

Palavras-chave: Ferramentas Contábeis, Contabilidade Gerencial, Micro e Pequena Empresa.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O mercado está cada vez mais exigente e competitivo, e a contabilidade, como fomentadora de informação, vem a ser indispensável para a empresa moderna, independente do porte, pois por meio da aplicabilidade de ferramentas contábeis gerenciais, o processo de desenvolvimento de estratégias de trabalho torna-se mais fácil, auxiliando o gestor na tomada de decisão e resultando na maximização dos lucros. Com base nas considerações expostas, este trabalho tem como objetivo demonstrar a percepção dos micro e pequenos empresários da feira da Oito de Maio, quanto à importância e utilização das ferramentas contábeis gerenciais para a continuidade e otimização do negócio. Justificando-se pela atual relevância das micro e pequenas empresas no contexto econômico e social do país, por ser a maior fatia na organização empresarial brasileira, e por falar de ferramentas que permitam melhorar a atuação desses empreendimentos que merecem total atenção. A pesquisa realizada foi de natureza exploratória e abordagem quantitativa dos dados, com a realização de pesquisas bibliográficas em diversos livros, dissertações e artigos das áreas de administração e contabilidade. Contou-se também com a realização de uma pesquisa de campo no Distrito de Icoaraci-Belém (Pa), na feira da Oito de Maio a fim de ratificar a teoria abordada neste trabalho. Foram obtidas informações consideráveis que permitiram analisar o entendimento dos micro e pequenos empreendedores quanto ao assunto em questão. Como resultado do estudo, verifica-se a importância de algumas ferramentas que contribuem para a otimização da gestão das micro e pequenas empresas e ajudam a evitar a interrupção prematura de sua continuidade.