A importância do conceito de gênero para os estudos de narrativas midiáticas

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ISSN: 2318-5694
Editor Chefe: Profa. Dra. Luciana Coutinho Pagliarini Souza
Início Publicação: 04/06/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

A importância do conceito de gênero para os estudos de narrativas midiáticas

Ano: 2014 | Volume: 2 | Número: 4
Autores: V. C. R. Stella
Autor Correspondente: V. C. R. Stella | [email protected]

Palavras-chave: Gêneros. Linguística. Comunicação. Narrativa Midiática.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Na sociedade moderna, as narrativas foram incorporadas aos meios de comunicação e às novas tecnologias e deixaram de depender das interações face a face. Consequentemente, as narrativas assumiram formatos diversificados, para atender as lógicas da produção e da recepção, cuja mediação é feita pelos gêneros. O objetivo deste trabalho é apresentar o conceito de gênero nos estudos da linguagem e da comunicação, entendido como um quadro de orientação da prática, sujeito à inovação e à mudança inerentes ao desenvolvimento da sociedade. Este trabalho se pauta pela perspectiva dialógica de Bakhtin (1953); pela proposta de Hanks (2008) de articular a teoria bakhtiniana e bourdieusiana para a definição do conceito de gênero e pela conceituação de gênero nos estudos da comunicação e recepção. Pautados por esse arcabouço teórico, analisaremos, brevemente, a trajetória dos gêneros narrativos na teledramaturgia brasileira.



Resumo Inglês:

In modern society, the narratives were incorporated into the media and into the new technologies and no longerrely on face to face interactions. There fore, the narratives have taken diferente formats to attend tologic of production and of reception, whose mediationis made by genres. The aim of this work is to present the concept of gender in studies of language and communication, whic his concepted as a framework toguidepractice, open to innovation and changeinherent in the development of society. Thisworkisbasedondialogic perspective of Bakhtin (1953); on articulatation of Bakhtin andBourdieu'stheoryas proposedbyHanks (2008); and on genre’s conception elaborated by communication and reception researches. Base do this the oretical framework, we analyse briefly the history of narrative genres in Brazilians oap opera.