Impregnações tecnoestéticas na vida cotidiana: inconsciente óptico, filosofia da caixa preta, artealização e "everyware"
Em Questão
Impregnações tecnoestéticas na vida cotidiana: inconsciente óptico, filosofia da caixa preta, artealização e "everyware"
Autor Correspondente: Kati Caetano | [email protected]
Palavras-chave: Imagens técnica,. Sociedade computadorizada, Estética base de dados, Newsgames, Web – internet e sociedade
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
O propósito do artigo é rediscutir a relação entre discurso, sociedade e tecnologia, tendo como mote a ideia da “filosofia da caixa pretaâ€, e expandindo-a para a configuração atual da chamada sociedade computadorizada. Busca refletir sobre posições teóricas que vêm postulando a disseminação de uma cultura do virtual à s formas de vida, e apregoando a contaminação dilatada de uma práxis, em princÃpio afeita a determinado tipo de dispositivo, sobre o princÃpio da vida em sua totalidade. Em suma, trata de modos de discursivizar o mundo e de se discursivizar no mundo em face das potencialidades tecnológicas. O enfoque é o de uma estética que deriva desse contexto, com base em duas manifestações empÃricas exemplares da cultura digital: 1) o da apresentação da notÃcia por meio de formas prevalecentes no entretenimento virtual, especificamente nos chamados “newsgamesâ€, mediante o argumento da eficácia de seus resultados para o engajamento do cidadão e 2) a da cultura da base de dados, como afirmação de um paradigma estatuÃdo em princÃpio explicativo/organizador de valores, e de um regime comunicacional movido pelo afã de novidade e compulsiva interação.
Resumo Inglês:
The purpose of this paper is to revisit the relationship between discourse, society and technology, taking as its motto the idea of “philosophy of the black boxâ€, and expanding it to the current configuration of the called computer society. It seeks to reflect upon theoretical positions that have been postulating the spread of a virtual culture to the forms of life, and claiming the dilated contamination of a practice, normally accustomed to a particular device type, on the principle of life in its totality. In short, these are modes to narrativize the world and to narrativize oneself in the world in view of the technological potentialities. The focus is one of an aesthetic that derives from this context, based on two empirical manifestations of digital culture: the presentation of the news in prevalent forms in the virtual entertainment, specifically the so-called “newsgamesâ€, by the argument of effectiveness of their results for the engagement of citizens and the database culture, as a paradigm laid as the explanatory/organizing principle of values, and a communication system moved by the wish for
novelty and compulsive interaction.