INCIDÊNCIA DE CANDIDÍASE EM CITOLOGIAS REALIZADAS EM UM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE- CEARÁ.

Revista de Epidemiologia e Saúde Pública

Endereço:
Rua Vicente de Carvalho - Vila Príncipe de Gales
Santo André / SP
09060-590
Site: https://respcientifica.com.br/
Telefone: (11) 9850-9833
ISSN: 2965-3827
Editor Chefe: Luiz Vinicius de Alcantara Sousa
Início Publicação: 18/05/2023
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Multidisciplinar

INCIDÊNCIA DE CANDIDÍASE EM CITOLOGIAS REALIZADAS EM UM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE- CEARÁ.

Ano: 2023 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: Géssica Ribeiro Santos, Ray Silva de Almeida, Francisco Yhan Pinto Bezerra
Autor Correspondente: Ray Silva de Almeida | [email protected]

Palavras-chave: Candidasp.Incidência.Laboratório.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Objetiva-se analisar a incidência de candidíase em citologias realizadas em um laboratório deanálises clínicas da cidade de Juazeiro do Norte-CE. Foram analisados os registros dos examespreventivos realizados pelas mulheres do referido laboratório no período de 2014 a 2017, e foiidentificada a incidência de mulheres que positivaram seus laudos para candidíase. Através dosregistros coletados, foi analisado a quantidade de mulheres que realizou o exame, bem como foicaracterizado a faixa etária mais acometida, uma vez que a maior incidência de câncer do colo deútero, entre outras doenças e infecções diagnosticadas, ocorre em mulheres com idade entre 35 a55 anos. O método de diagnóstico utilizado para verificação das amostras foi o de Papanicolaou.Em relação ao total de mulheres submetidas ao exame com laudos positivos observou-se que oíndice de candidíase é mais constante entre mulheres de 26a35 anos, representando 7,5% dototal de 15,6% dos casos analisados, estando assim relacionados aos fatores de riscos dessaidade. Os resultados do presente estudo revelaram um importante aparecimento deCandida spem mulheres de 16a 64 anos, diante do exposto, esse estudo permite concluir que as mulheresentre26a 35anos,apresentammaioresincidências decaso