O artigo visa apresentar a teorização de final de análise empreendida por Jacques Lacan ao longo de seu ensino, demonstrando sua posição ética e epistemológica fundamentada na singularidade da experiência analítica. Discutiremos, inicialmente, a maneira pela qual tanto Freud quanto muitos autores pós-lacanianos postulam uma diferença irredutível entre “homens” e “mulheres” no horizonte do tratamento. Por outro lado, a partir da apresentação de diferentes teorias de fim de análise em Lacan, bem como do resgate de sua crítica em relação à limitação da sexuação dual, o artigo defenderá que a lida de cada sujeito com seu sinthoma tem primazia em relação à bipartição das identificações e das modalidades de gozo.
The paper aims to present the theorization of the end of analysis conducted by Jacques Lacan throughout his teaching, demonstrating its ethical and epistemological position founded on the singularity of the analytical experience. We discuss how Freud and many post-lacanian authors propose indeed an irreducible difference between “men” and “women” at the treatment horizon. On the other hand, after presenting several theses on the end of analysis problem made by Lacan as well as his critique on the limitation of the sexuation dualism, the paper argues that the subject’s sinthome singularity has primacy over the identification and jouissance bipartition.