Neste artigo, cujo aporte teórico concentra-se na Teoria Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2008), pretende-se demonstrar como temas relacionados à homossexualidade são postos em discurso no contrato de comunicação estabelecido pela Literatura Infantil. Nossa hipótese é a de que o leitor destinatário é interpelado por um projeto de influência social, que visa à sua adesão a uma determinada proposta sobre o mundo. Considerando os altos índices de violência contra homossexuais no Brasil, urge a necessidade de combater o preconceito, fomentando o respeito às diferenças. Elegeu-se duas obras remetidas a crianças em estágios diferentes de leitura (COELHO, 2000): Meu amigo Jim (CROWTHER, 2007), destinada a leitores iniciantes, e Meus dois pais (CARRASCO, 2010), indicada a leitores em processo, com a finalidade de descrever as estratégias discursivas, relacionadas à captação, empregadas em dois níveis de leitura distintos. Verifica-se que essas obras possibilitam ao leitor uma atitude projetiva, ligada ao fazer-crer, pois permitem a sua identificação com as personagens e com a trama narrativa e o confronto com as representações que espelham o ser social.
In this paper, based on the Semiolinguistic Theory (CHARAUDEAU, 2008), it is intended to demonstrate how themes related to homosexuality are put into discourse in some contracts of communication established in Children's Literature. Our hypothesis is that the target reader is approached by a social influence project, which aims at his/her adherence to a certain proposal about the world. Considering the high rates of violence against homosexuals in Brazil, there is an urgent need to combat prejudice, encouraging respect for differences. Two Children books indicated to readers in different stages of reading (COELHO, 2000) were selected: Meu amigo Jim(CROWTHER, 2007), for beginning readers, and Meus dois pais(CARRASCO, 2010), for readers in process, in order to describe the discursive strategies, related to captation, used in two different levels of reading. It is verified that these books offer a projective attitude to the reader, related to make believe, because they allow their identification with the characters and with the narrative plot, and also the confrontation with the representations of the social being.