Este trabalho tem como lócus de pesquisa o Lar Fabiano de Cristo, em Caucaia-CE. Como objetivo geral busca-se identificar, com base na visão de jovens, se os projetos sociais podem promover sua inclusão social por intermédio da dança. Traçaram-se como específicos os seguintes objetivos: Conhecer o incentivo familiar aos jovens quanto à sua participação nos projetos sociais que abordam a dança; Destacar a motivação dos jovens para estarem envolvidos com as atividades dos projetos sociais que lidam com dança; e, por fim: Relatar as transformações ocorridas com os jovens participantes de projetos sociais relacionados à dança. A metodologia empregada foi de finalidade pura com profundidade exploratória, onde, foi delineada a pesquisa com base em fontes bibliográficas e documentais, além da utilização de uma pesquisa de campo, onde as observações simples e participante foram realizadas. Como aporte teórico foram discutidos os conceitos de família, juventude, inclusão social, projetos sociais, cultura e dança, com base em autores como: Calabre (2007), Chauí (2007), Chizzotti (2006), Ferrari e Kaloustian (2011), Ferreira (2009), Laraia (2009), Miller (2012), Ossona (1988), Rubim; Barbalho (2007). De posse desse aparato, e sabendo que o fenômeno do aparecimento de políticas culturais, nascedouro dos projetos sociais, e sua relação com a sociedade não é recente, mas evidenciado a partir do século XX, ver-se-á como esses projetos influenciam os jovens a exercerem o papel social ao qual lhes é cabido, percebendo, também, que sua marginalização e consequente invisibilidade social se dão desde a tradicional divisão da sociedade em estratos sociais.
This work is to research the locus Lar Fabiano de Cristo in Caucaia-CE. As a general objective seeks to identify, based on the vision of young people if social programs can promote social inclusion through dance. Were drawn as specific the following objectives: To know the family encouragement to young people for their participation in social projects that address the dance; Highlight the motivation of young people to be involved with the activities of social projects that deal with dance; and finally: Report the changes occurred with the young participants of social projects related to dance. The methodology employed was pure purpose for exploratory deep, where the research was designed based on bibliographical and documentary sources, besides the use of a field research, where simple observations and participant were held. As a theoretical framework discussed the concepts of family, youth, social inclusion, social, culture and dance, based on authors such as Calabre (2007), Chauí (2007), Chizzotti (2006), Ferrari and Kaloustian (2011) Ferreira (2009), Laraia (2009), Miller (2012), Ossona (1988), Rubim; Barbalho (2007). Possession of this apparatus, and knowing that the phenomenon of the emergence of cultural policies, birthplace of social projects, and its relationship with society is not new, but evidenced from the twentieth century will be
to see how these projects affect young people to exercise the social role to which they are fitted, realizing, too, that their marginalization and consequent social invisibility are given from the traditional division of society into social strata.