Este artigo tem por objetivo mapear indícios de conhecimentos musicais nas concepções preliminares de estilo demonstradas nas falas de jovens pianistas em nível de pós-graduação, na preparação de três obras impostas de períodos históricos distintos. Um quase-experimento foi realizado com três estudantes de piano cursando mestrado e doutorado em Música, em que os participantes aprenderam obras musicais de diferentes períodos (séc. XVIII, XIX e XX) e compositores (Haydn, Chopin e Bartók) em três sessões de estudo. Entrevistas e registros das obras pelos participantes permitiram coletar concepções para performances. Os resultados demonstraram consenso nas concepções sobre compositores e estilos em que os participantes já tinham experiência prévia de estudo de repertório (Haydn, Chopin), sendo que em Bartók, o consenso foi pequeno. A investigação trouxe evidências de que as referências relacionadas de modos de expressão musical prévios, organização explícita de entendimento (pré-concebido), assim como recepção/percepção na qualidade de intérprete-ouvinte parecem ser indícios consistentes de interconectar conhecimentos estilísticos e avançar perspectivas de conhecimento musical de instrumentistas em formação.
This article aims to map indications of musical knowledge in the musical preliminary conceptions of style demonstrated in the speeches of young pianists at the graduate level in the preparation of three imposed works from different historical periods. A quasi-experiment was carried out with three piano students at Master and PhD degrees in Music, in which the participants learned musical works from different periods (18th, 19th and 20th centuries) and composers (Haydn, Chopin and Bartók) in three practice sessions. Interviews and records of works by participants allowed collecting conceptions for performances. The results showed consensus in conceptions of composers and styles on what the participants had already previous experience o practice of the repertoire (Haydn, Chopin), but in Bartók consensus was few. Thus, the present investigation brought evidences that the relational references of previous modes of musical expression, explicit organization of understanding (pre-concei-ved), as well as reception/perception as an interpreter-listener seem to be consis- tent indications of interconnecting stylistic knowledge and advancing perspectives of musical knowledge of instrumentalists in training.