Indigena, cyberbulliyng e a estereotipação do sujeito no mercado de trabalho

Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos

Endereço:
Av. Santos Dumont, S/n° - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Linguística, UNEMAT – Cidade Universitária - Santos Dumont
Cáceres / MT
78200000
Site: https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/index
Telefone: (66) 9813-8714
ISSN: 2594-9063
Editor Chefe: Albano Dalla Pria
Início Publicação: 01/01/2017
Periodicidade: Bianual

Indigena, cyberbulliyng e a estereotipação do sujeito no mercado de trabalho

Ano: 2017 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: Fabiana Ferrari Nunes
Autor Correspondente: Fabiana Ferrari Nunes | [email protected]

Palavras-chave: indígenas, mídia, cyberbullying

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O discurso constitui um cenário em que estão envolvidos a língua, o sujeito e o espaço histórico social e cultural. A partir dessa premissa o indígena tem saído das aldeias para os centros urbanos em busca de capacitação profissional. Essa visibilidade no mercado de trabalho na sociedade hegemônica, tem levado o indígena graduado, profissionalizado ao enfrentamento de discursos cristalizados que os representam como incapazes. Discursos que retratam a distinção entre índios e brancos emergem na sociedade hegemônica e reverberam nas mídias sociais por meio de ciberpráticas que se chocam com o acontecimento discursivo: o índio e suas novas práticas identitárias. Entendido esse conceito, este trabalho tem por objetivos estudar representações elaboradas por/sobre indígenas, no mercado de trabalho, em ambientes virtuais. Por meio do método arqueogenealógico, proposto por Foucault (1990; 1997; 1999; 2007), analisam-se recortes de publicações on-line de e sobre trabalhadores indígenas postadas na rede social Facebook. Para tanto, utiliza-se o arcabouço teórico da Análise do Discurso de origem francesa (AD), a partir dos estudos de Coracini (2007), Pêcheux (1988; 1990), Orlandi (1999) e Authier-Révuz (1990; 1998), numa visada transdisciplinar de pesquisa que considera a produtiva relação com a psicanálise (LACAN, 1973) e Freud (1929). Almeja-se verificar se os discursos postados por índios e brancos acerca do índio no mercado de trabalho estão inscritos em um novo acontecimento discursivo: o cyberbullying, considerada a prática da crueldade on line, que pode agredir o sujeito silenciosamente e muitas vezes anonimamente, dificultando a identificação do agressor.



Resumo Inglês:

The discourse constitutes a scenario in which the language, the subject and the social and cultural historical space are involved. From this premise the indigenous has left the villages to the urban centers in search of professional qualification. This visibility in the labor market in hegemonic society has led the indigenous graduate, professionalized to face crystallized discourses that represent them as incapable. Discourses that portray the distinction between Indians and whites emerge in hegemonic society and reverberate in social media through cyberpractices that clash with the discursive event: the Indian and his new identity practices. Understood this concept, this work aims to study representations elaborated by / on indigenous, in the labor market, in virtual environments. Through the archaeogeneal method, proposed by Foucault (1990; 1997; 1999; 2007), we analyze clippings of online publications of and about indigenous workers posted on the social network Facebook. For this, the theoretical framework of Discourse Analysis of French origin (AD) is used, based on the studies of Coracini (2007), Pêcheux (1988, 1990), Orlandi (1999) and Authier-Révuz 1990, 1998), in a transdisciplinary research perspective that considers the productive relationship with psychoanalysis (LACAN, 1973) and Freud (1929). It is hoped to verify if the speeches posted by Indians and whites about the Indian in the labor market are inscribed in a new discursive event: cyberbullying, considered the practice of cruelty on line, that can attack the subject silently and often anonymously, making it difficult The identification of the aggressor.