INFLUÊNCIA DA FONTE FOTOATIVADORA NA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO DIAMETRAL DE CIMENTO DE IONÔMERO DE VIDRO MODIFICADO POR RESINA.

Unopar Científica Ciências Biológicas e da Saúde

Endereço:
Rua Marselha, 591 Jardim Piza
Londrina / PR
86041-140
Site: http://revista.unopar.br/biologicaesaude/
Telefone: (43) 3371-7931
ISSN: 15172570
Editor Chefe: [email protected]
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Biologia geral

INFLUÊNCIA DA FONTE FOTOATIVADORA NA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO DIAMETRAL DE CIMENTO DE IONÔMERO DE VIDRO MODIFICADO POR RESINA.

Ano: 2006 | Volume: 8 | Número: 1
Autores: D. F. G. Cefaly, C. G. C. Kaimen, J. R. Santos, L. Wang, J. A. S. Al'osta, E. J. Silva
Autor Correspondente: D. F. G. Cefaly | [email protected]

Palavras-chave: cimento de ionômero de vidro, resistência à tração diametral, diodos emissores de luz.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo analisou a resistência à tração diametral de um cimento de ionômero de vidro modificado por resina fotoativado com unidade a base de LED (Light Emitting Diodes) comparativamente à luz halógena. Para o teste, o cimento de ionômero vidro Fuji II LC Improved (GC) foi manipulado de acordo com as instruções do fabricante e inserido em matriz (6,0 mm de diâmetro e 3,0 mm de altura). Após a inserção, o cimento foi fotoativado com duas unidades de fotoativação: LED (Radii - SDI) ou halógena (Optilight Plus - Gnatus). Cinco espécimes foram preparados para cada unidade de fotoativação. Em seguida, os espécimes foram armazenados em água deionizada por 24 h. Os testes foram realizados em máquina de ensaios universal a velocidade de 0,5 mm/min. Os dados obtidos foram submetidos ao Teste t (p<0,05). Os espécimes fotoativados com LED apresentaram menor resistência à tração diametral que aqueles fotoativados com lâmpada halógena.