A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE FRANTZ FANON NA PRODUÇÃO INTELECTUAL NEGRA FEMININA

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ISSN: 21793948
Editor Chefe: Luiza Helena Oliveira da Silva
Início Publicação: 30/06/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO DE FRANTZ FANON NA PRODUÇÃO INTELECTUAL NEGRA FEMININA

Ano: 2020 | Volume: 11 | Número: 2
Autores: R. F. Silva
Autor Correspondente: R. F. Silva | [email protected]

Palavras-chave: Frantz Fanon, Neusa Santos Souza, Lélia Gonzalez, intelectuais negras, desalienação, liberdade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo em evidência discute a entrada do pensamento de Frantz Fanon no Brasil, com destaque à importância da produção intelectual negra feminina representada no trabalho de Neusa Santos Souza e Lélia Gonzalez. As ideias de Fanon configuram-se como base para as discussões sobre relações étnico-raciais estabelecidas por essas intelectuais. Tanto Souza quanto Gonzalez, a partir e, inclusive, das experiências dialógicas no Movimento Negro no Rio de Janeiro e na academia, levantaram questionamentos imprescindíveis à construção das identidades negras, tornando-se, no caso da primeira, uma referência no estudo da vida emocional do negro e, em relação à segunda, uma voz crítica do “lugar de negro” na sociedade brasileira. Ambas trajetórias intelectuais exemplarmente convergem para a interpretação da raça, e das clivagens de gênero e classe, como fundamental condição à existência negra.   



Resumo Inglês:

The article in evidence discusses the entry of Frantz Fanon's thought in Brazil, with emphasis on the importance of the black female intellectual production represented in the work of Neusa Santos Souza and Lélia Gonzalez. Fanon's ideas are the basis for discussions about ethnic - racial relations established by these intellectuals. Both Souza and Gonzalez starting with and including dialogical experiences in the Black Movement in Rio de Janeiro and in academia and raised questions essential to the construction of black identities, becoming, in the case of the first, a reference in the study of emotional life of the Negro and, in relation to the second, a critical voice of the “place of Negro” in Brazilian society. Both intellectual trajectories exemplarily converge for the interpretation of race, and of gender and class cleavages, as a fundamental condition for black existence.