A INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO SUPORTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE SINOP-MT

Revista Eventos Pedagógicos

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ISSN: 2236-3165
Editor Chefe: Ralf Hermes Siebiger
Início Publicação: 31/07/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

A INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO SUPORTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE SINOP-MT

Ano: 2012 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: J. P. Souza, A. P. P. Silva
Autor Correspondente: J. P. Souza | [email protected]

Palavras-chave: Educação. Tecnologias da informação e comunicação. Informática educativa. Jogos educativos.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo traz algumas reflexões sobre o uso da informática educativa como ferramenta de suporte na aprendizagem dos estudantes dos anos iniciais de uma escola pública municipal de Sinop, localizada ao norte do estado de Mato Grosso. Este artigo é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso, de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Sinop-MT. O estudo teve como questões principais de pesquisa: (a) como acontece o uso da Informática Educativa nos anos iniciais na escola pesquisada? (b) como se dá o acesso do estudante ao laboratório de informática? (c) como se dá a escolha das ferramentas e programas educativos para o desenvolvimento das atividades propostas? (d) que atividades os professores desenvolvem com os estudantes no ambiente informatizado? O objetivo central desse trabalho foi compreender como a Informática Educativa é utilizada no processo de aprendizagem dos estudantes, buscando o entendimento de como essa ferramenta é útil para estes cidadãos. Este trabalho foi fundamentado nos pressupostos da pesquisa qualitativa, com realização de entrevistas semiestruturadas aplicadas a estudantes, a uma professora e a coordenadora do Laboratório de Informática. Os resultados do estudo apontaram que a informática educativa dispõe de muitos recursos, mas o professor não utiliza nem a metade desses recursos, uma vez que ganha prioridade nas práticas pedagógicas desenvolvidas no laboratório de informática o uso dos jogos online, o que representa um entrave que perdura desde a formação inicial à formação continuada, que precisa ser repensadas e/ou revistas.