Este artigo apresenta uma análise da última novela de Kleist, O Noivado em Santo Domingo, que elabora poeticamente as inconsistências imaginárias de um herói confrontado com diversas formas de injustiça (colonial, racial e humana). - Em vez de concentrar a atenção sobre o enredo passional, os problemas relacionados com diferenças culturais, étnicas, de gênero, desfocaremos o interesse para o primeiro terço da narrativa, que prepara a eclosão da paixão entre o europeu Gustav e a mestiça Toni. Iluminaremos alguns aspectos (históricos e biográficos) da época em que Kleist escreveu esta obra (inspirado pelos acontecimentos polÃticos em Santo Domingo, na França e na Alemanha da primeira década do século 19), sublinhando a maestria com que Kleist dramatiza sentimentos e pensamentos extremamente complexos.
This article presents an analysis of Kleist’s last novella, Bethrothal in Santo Domingo, which dwells on the imaginary inconsistencies of a hero confronted with different forms of injustice (legal, colonial, racial, human). Instead of concentrating our attention on the sentimental plot, our approach will concentrate on the first third of the text, which prepares the development of the passionate love between the European official Gustav and the mestice girl Toni. A few historical and biographical aspects referring to the time when Kleist wrote this novella will illuminate Kleist’s artful dramatization of highly complex feelings and thoughts.