O mercado editorial de livros é marcado pela tradição e tem bem estabelecidos certos critérios de design que se mantêm constantes ao longo dos séculos. No entanto, alguns projetos gráficos de livros contemporâneos propõem mudanças na estrutura elementar do livro, apresentando uma intensa exploração formal. Uma editora brasileira que se destaca por seu investimento em design é a Cosac Naify, da qual selecionamos para análise uma série de livros específica, a Coleção Particular. Essa coleção constrói efeitos de sentido de inovação e de vanguarda por meio da exploração de seus projetos grá- ficos. A partir da moldura teórico-metodológica da Semiótica Discursiva, objetivamos compreender a maneira como se constroem tais efeitos de sentido. Concluímos que a vanguarda da Cosac Naify apresenta-se como um termo complexo, que une tradição e inovação, pois ao mesmo tempo em que a editora propõe acabamentos, materiais e processos produtivos contemporâneos, seus livros retomam a própria história do livro em construções discursivas e plásticas que propiciam uma sensibilização do leitor.
The publishing of books is well -marked by tradition and presents certain design traits that remain constant over the centuries. Nevertheless, some graphic projects of contemporary books propose changes in the basic structure of the book, exhibiting an intense design exploration. A Brazilian publishing house that stands out due to its investment in design is Cosac Naify, from which we selected for analysis a specific series of books called Coleção Particular. This collection creates certain effects of meaning through their graphic projects: the effects of innovation and avant-garde. Based on the theoretical and methodological framework of Discursive Semiotics, we aimed to understand how such meaning effects are created. We concluded that Cosac Naify’s effect of avant-garde presents itself as a complex term that unites tradition and innovation, because their books propose contemporary materials and production processes but they also refer to the history of the book in their discursive and plastic constructions.