A INSCRIÇÃO DOS CORPOS EM UMA OUTRA DIMENSÃO: INTERATIVIDADE EM VÍDEO GAMES

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ISSN: 19846576
Editor Chefe: Carla Conti de Freitas
Início Publicação: 28/02/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

A INSCRIÇÃO DOS CORPOS EM UMA OUTRA DIMENSÃO: INTERATIVIDADE EM VÍDEO GAMES

Ano: 2012 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: Luana Alves Luterman
Autor Correspondente: Luana Alves Luterman | [email protected]

Palavras-chave: vídeo-game, disciplinaridade, corpo, interação, Foucault

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Propomos, neste artigo, analisar as enunciações do corpo possibilitadas por dois games contemporâneos, Nintendo Wii e Xbox 360 Kinect, que induzem a inscrição dos corpos durante as movimentações para operacionalidade do dispositivo criado para entretenimento. Nesses dispositivos, as práticas sociais instauram poderes, exercidos por meio de saberes, que circulam em enunciados. Tais enunciados, pelas relações do discurso com a história e o poder, constituem os sujeitos. Estudamos como o biopoder exerce práticas de objetivação, que possibilitam as práticas de subjetivação. Os processos de objetivação ocorrem pelos discursos que exercem poder por meio dos saberes. Por conseguinte, os processos de subjetivação são resultantes dos processos de objetivação dispersos na história. Esses micropoderes são efetivados no ser-si, autocontrolado pelas técnicas de si, promovidas pelos enunciados que constituem a realidade por meio das veridicções instauradas pelas condições históricas de produção dos discursos. Enfocamos parte da fase arqueológica, mas especialmente a fase genealógica foucaultiana (assim como a ética e a estética de si), ao analisar o controle dos corpos por meio da disciplinaridade.



Resumo Inglês:

We propose in this paper to analyze the utterances of the body made possible by two contemporary games, Nintendo Wii and Xbox 360 Kinect, which induce the description of the bodies during the operation moves to the device created for entertainment. In these devices, social practices bring power, exercised by means of knowledge which circulate in the statements. Such statements, through discourse relations with history and power, are the subjects. We study how biopower runs the practices of objectification, which enable practices of subjectivity. The processes of objectification occur by the discourses which exercise power through knowledge. Therefore, the processes of subjectification are the result of processes of objectification dispersed in history. These micro-powers are effected in the self-being, self-controlled by the techniques of self, promoted by the statements that constitute reality through veridictions brought by historical conditions of production of discourses. Our attention is directed on part of Foucault’s archeological phase, but especially on his genealogical phase (so as on the ethics and aesthetics of the self), when analyzing the control of bodies through disciplinarity.