Este é um relato sobre a música coral produzida no século XX no Brasil, a partir do modernismo neofolclorista após a Semana de 1922, passando pelo movimento Música Viva, e fechando com o movimento Música Nova paulista. O foco principal do estudo é a inserção do arranjo da canção popular urbana no coro amador brasileiro, ocorrida entre as décadas de 60 e 80, proveniente da atuação de alguns compositores do grupo Música Nova na intersecção destes universos musicais. Os dados recolhidos na pesquisa apontam os prováveis fatores que determinaram esta inserção e revelam seus desdobramentos, com destaque para a atuação de três arranjadores que iniciaram este processo: Levy Damiano Cozzella, Samuel Kerr e Marcos Leite.
This article is an account on choral music produced in twentieth-century Brazil
since the Modern Art Week of 1922, passing “Música Viva†movement and ending with the
“Música Nova paulista†movement. The main focus of this study is the inclusion of the
arrangement of popular urban song in the Brazilian amateur choir occurred between the
1960s and the 1980s decades as a result of the actions of some composers of “Música
Nova†group. Data collected in this research point out the probable factors that determined this insertion and reveal its developments, with emphasis on the role of three arrangers who
started this process: Levy Damiano Cozzella, Samuel Kerr and Marcos Leite.